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Tese
Formação docente e diversidade sociocultural amazônica: um estudo sobre a formação dos professores do colégio La Salle
Este trabalho, articulado à Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos, sustenta a tese de que a formação docente inicial falha em não ocupar-se de questões culturais. O conhecimento acerca da temática é visto, muitas vezes, de forma muito superficial, fa...
Autor principal: | Felipe, Thayza Wanessa Silva Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4503494449227249, https://orcid.org/0000-0002-3793-8778 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8150 |
Resumo: |
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Este trabalho, articulado à Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a)
Frente aos Desafios Amazônicos, sustenta a tese de que a formação docente inicial
falha em não ocupar-se de questões culturais. O conhecimento acerca da temática é
visto, muitas vezes, de forma muito superficial, fazendo do processo de formação uma
experiência limitada, em termos materiais e humanos. A população amazônica
apresenta a heterogeneidade como característica fundamental, sendo composta por
uma diversidade de saberes e de experiências. Nesse cenário, é inadmissível que
políticas educacionais sejam elaboradas de forma dissociada das diferentes maneiras
de existir que são próprias da região. Portanto, políticas de formação docente devem
buscar formar professores da educação básica capazes de agir dialogando com o
contexto sociocultural em que se encontram. Na cidade de Manaus-AM, o Colégio La
Salle possui mais de trinta anos de tradição e história na educação, atendendo
estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A investigação teve como objetivo
geral analisar de que modo a formação dos professores do Colégio La Salle Manaus
contribui (ou não) para o trabalho com a diversidade sociocultural dos seus alunos.
Foram utilizados como procedimentos metodológicos em abordagem qualitativa:
entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores e análise documental
no corpus que concebeu e organizou o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de
2018. A análise dos dados foi pautada no método hermenêutico-dialético, por
possibilitar compreender o texto e a fala como sendo consequência de um processo
social e de conhecimento, ambos como resultado de múltiplas determinações.
Concluiu-se que a formação docente não tem sido efetivada como um trabalho
multifacetado, em que se desenvolvem reflexões e habilidades necessárias para lidar
com as peculiaridades socioculturais dos alunos. Além disso, apesar de os
documentos analisados apresentarem a preocupação do La Salle no tocante ao
aprimoramento da formação dos seus docentes, tratando-se de questões culturais,
nada foi trabalhado durante o ano em análise. A escola precisa desenvolver medidas
de formação continuada para trabalhar as características culturais dos seus alunos
junto com seus docentes. E mesmo que o professor trabalhe a cultura regional em
seus projetos, a melhor maneira a ser desenvolvida é através da perspectiva da
interculturalidade, não enxergando marcadores sociais como isolados. |