Dissertação

Inclusão escolar: o olhar dos alunos com deficiência sobre as aulas de educação física

Ao refletirmos sobre o passado da Educação Física, observamos o quanto esta disciplina foi usada com objetivos de exclusão, treinamento, alienação, com concepções e tendências que se desenrolaram e firmaram-se a partir do contexto político e econômico que o país perpassava, e o quanto ainda se faz n...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Francianne Farias dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7628860808088698, https://orcid.org/0000-0003-0215-9157
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7228
Resumo:
Ao refletirmos sobre o passado da Educação Física, observamos o quanto esta disciplina foi usada com objetivos de exclusão, treinamento, alienação, com concepções e tendências que se desenrolaram e firmaram-se a partir do contexto político e econômico que o país perpassava, e o quanto ainda se faz necessário o rompimento desses paradigmas. Nesta ótica, hoje, a Educação Escolar Pública é um direito conquistado e garantido a todos, onde nenhuma pessoa poderá ser excluída do ambiente escolar, nem tão pouco dos elementos que a cercam. Nesta perspectiva, a Educação Física Escolar como disciplina curricular obrigatória não pode se manter distante das discussões sobre a Inclusão. Diante disso, trouxemos como objetivo da pesquisa: Investigar se a garantia do direito a inclusão de alunos com deficiência está sendo efetivado nas aulas de Educação Física do Ensino Regular. Para isso, a investigação deu-se a partir do olhar dos próprios alunos, pois entendemos que este como ator principal do processo, poderia delinear as suas próprias experiências e vivências na escola. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 3 escolas municipais da cidade de Manaus. Participaram da pesquisa 14 alunos com deficiência inseridos nas séries do Ensino Fundamental I. Para a coleta de dados, utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturada adaptado. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. Nossos resultados percorreram por duas categorias de análise: participação e percepção. De acordo com os nossos resultados, entendemos que a inclusão nas aulas da referida disciplina não está ocorrendo de forma efetiva, nas três instituições de ensino investigadas. Pois, ao considerarmos as nossas duas categorias de análise, visualizamos nas falas dos sujeitos investigados, que alguns alunos ainda são excluídos das aulas de EF ou de determinadas atividades, por inúmeros fatores. Diante dos resultados e do objetivo principal do trabalho, ressalta-se a importância da postura e das atitudes do professor frente ao processo, caracterizando-se como elementos fundamentais para concretização da inclusão. Destacamos também, a extrema necessidade de que outras pesquisas sejam desenvolvidas no Contexto Amazônico, relacionando a Inclusão Escolar, Educação Física e seus desdobramentos.