Dissertação

Alfabetização científica por meio do conteúdo máquinas térmicas: uma perspectiva para a aprendizagem de Física

A pesquisa apresenta uma possibilidade, por meio de um recurso de vídeo intitulado Ordem e Desordem: A História da Energia, de mediar na aprendizagem de Física a alfabetização científica diante dos eixos estruturados por Sasseron e Carvalho (2011). O conteúdo selecionado foi máquinas térmicas, que e...

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Autor principal: Palma, Francisco Rodrigo das Chagas
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2330083267489483
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7310
Resumo:
A pesquisa apresenta uma possibilidade, por meio de um recurso de vídeo intitulado Ordem e Desordem: A História da Energia, de mediar na aprendizagem de Física a alfabetização científica diante dos eixos estruturados por Sasseron e Carvalho (2011). O conteúdo selecionado foi máquinas térmicas, que está contido no livro didático do segundo ano do ensino médio. Durante o processo, foram analisados quatro livros didáticos de Física utilizados nas escolas publicas de Manaus, bem como trabalhos desenvolvidos a partir da mesma temática. Na análise a respeito da estrutura apresentada neste recurso, foi percebido que os aspectos históricos e sociais relacionados a este tema são suprimidos em função de análises algébricas abstratas de seu funcionamento a partir de uma percepção física dos fenômenos que o envolvem e que não atendem às perspectivas dos eixos acima citados. Haja vista o grande impacto social causado pelo surgimento e desenvolvimento das máquinas térmicas ao longo dos séculos, buscamos, a partir do recurso mencionado, construir uma proposta que prezasse por uma aproximação do estudante aos aspectos históricos e sociais da Ciência, e, a partir disso, possibilitar a alfabetização científica durante o processo. Utilizamos como referência a teoria sócio-histórica de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de mediação feita pelo professor em relação ao processo de aprendizagem. Utilizamos o método da análise do conteúdo a partir da transcrição do vídeo para posterior reflexão das possibilidades de abordagem visando à alfabetização científica. Como resultado, tivemos a identificação de dezoito possibilidades de se abordar, de forma fragmentada, aspectos que uma vez mediado pelo professor a partir de uma organização para este fim, venha a possibilitar o processo da alfabetização científica a partir do tema proposto.