Dissertação

Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de ap...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Marcela dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2083373742513747, http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7312
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73122019-08-16T05:03:38Z Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional A collaborative movel for Chemistry education based on educational game Barbosa, Marcela dos Santos Pio, José Luiz de Souza http://lattes.cnpq.br/2083373742513747 http://lattes.cnpq.br/1014904168887285 Castro, Thais Helena Chaves de http://lattes.cnpq.br/9337143918677200 Mendonça, Andréa Pereira http://lattes.cnpq.br/0938462047218130 http://orcid.org/0000-0002-2687-2427 Química - Estudo e ensino Jogos educativos Didática CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM Jogo móvel Aprendizado de Química Aprendizagem colaborativa As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática. Information and Communication Technologies (ICTs) play an increasingly important role in science and mathematics education. Today, the biggest challenge is the most effective of technologies in order to satisfy the interests of teachers and students in relation to the teaching and learning processes. The objective of this work is to synthesize the inherent aspects of collaborative learning in a didactic-pedagogical strategy based on a mobile game, contributing to the teaching-learning process of Chemistry. This pedagogical strategy contributes to training and interaction between groups of students who share common goals for a solution of problems with interdependence to solve or accomplish tasks, interacting in the construction of knowledge. The strategy is consolidated in the form of mobile devices (smartphones, tablets, among others), thus providing, audiovisual resources availability, interaction facilitation, monitoring feasibility and the learning process. A developed methodology is based on Vygotsky's theory in which the student's cognitive development occurs through the interaction between the media and the media through the use of instruments. The achieved results are associated with increased self-realization of students, promotion of greater motivation to learn, and encouragement of more frequent use of new information and communication technologies, favoring the development of critical capacity through discussions as well as clarification. the ideas and ideas of ideas originated from colleagues. This work can be used as a support tool in public classes, being easily adaptable as science classes, becoming more interesting and dynamic, attending to the interests of all those involved in the teaching-learning process of science and mathematics. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Não senti dificuldades. 2019-08-15T17:47:55Z 2019-06-05 Dissertação BARBOSA, Marcela dos Santos. Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
Barbosa, Marcela dos Santos
Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
topic_facet Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática.
author_additional Pio, José Luiz de Souza
author_additionalStr Pio, José Luiz de Souza
format Dissertação
author Barbosa, Marcela dos Santos
author2 http://lattes.cnpq.br/2083373742513747
http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
author2Str http://lattes.cnpq.br/2083373742513747
http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
title Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_short Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_full Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_fullStr Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_full_unstemmed Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_sort um modelo colaborativo para o ensino de química baseado em jogo educacional
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
_version_ 1831969787375255552
score 11.753735