Tese

"Não desligue o rádio": o cotidiano musical radiofônico em Manaus (1943-1964)

A tese apresenta o cotidiano musical radiofônico e suas inter-relações na formação artística dos artistas. O período analisado de 1943 a 1964 corresponde à fase da Floração de Nogueira (1943 a 1965), é um período com muitos contextos social, político, econômico e cultural que se entrelaçaram no coti...

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Autor principal: Afonso, Lucyanne de Melo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6629182660970020
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7336
Resumo:
A tese apresenta o cotidiano musical radiofônico e suas inter-relações na formação artística dos artistas. O período analisado de 1943 a 1964 corresponde à fase da Floração de Nogueira (1943 a 1965), é um período com muitos contextos social, político, econômico e cultural que se entrelaçaram no cotidiano e no fazer artístico da cidade. Durante o marco inicial, em 1943, a Rádio Baricea foi administrada pela iniciativa privada, após um período de intervenção militar, chamou-se de Rádio Baré e a fazer parte dos Diários e Rádios Associados de Assis Chateubriand, tendo privilégios em receber artistas nacionais e sua programação baseada nas rádios do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Neste mesmo ano, acontecia a Batalha da Borracha (1943-1945), onde milhares de nordestinos migraram para os seringais da Amazônia, muitos deles situados no Amazonas, para desbravar a floresta, convencidos pelo Estado Novo. Colaborou para o desenvolvimento da região e do país, como também para as relações internacionais e a política da Boa Vizinhança entre o Brasil e os Estados Unidos, levando as matérias-primas, a borracha e a juta, para abastecer a II Guerra Mundial, a partir do suor e do sacrifício dos seringalistas na Amazônia. Durante o marco final, em 1964, ano de início da ditadura militar, um novo ambiente se instaurou no Brasil, novas práticas foram refeitas e ou moldadas, muitos artistas sofreram censuras, foram exilados e perseguidos. O rádio foi mediador local da cultura, bem como gerou um movimento econômico e social, exerceu a função de mediar a integração do homem da floresta e da cidade e de permitir transformações socioculturais no espaço da cidade e nas pessoas que participaram dele. Escolher a imprensa se dá em função dela ser a principal fonte de informação, praticamente as Rádios em Manaus eram os principais veículos de massa, pois tinham uma relação bem próxima e afetiva com o ouvinte da Amazônia. As fontes da pesquisa foram o Jornal do Commercio, Jornal A Crítica, A Gazeta, Revista do Rádio e as entrevistas realizadas com artistas que participaram ativamente do período como Flávio de Souza, Katia Maria e Nazaré Lacouth. As representações do período nos levam a entender suas expressões, como se organizaram, como construíram o cotidiano musical radiofônico, entendendo que representações são todos os personagens, instituições e cenas que mediaram um cenário musical e que proporcionaram novas mudanças na música em Manaus. Rádio Baré, Rádio Difusora e Rádio Rio Mar protagonizaram o cotidiano musical radiofônico, sendo mediadoras das práticas culturais da cidade e formando artisticamente pessoas simples em grandes estrelas e astros da música local e nacional.