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Tese
A festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Pará
Este estudo se ocupa de uma análise sobre a existência de elementos do xamanismo indígena, manifestados por meio de práticas rituais, crenças e mitos que se entrelaçam com os elementos do cristianismo na festa do Çairé, em Alter do Chão, no Pará, como forma de resistência aos ditames da Igreja e...
Autor principal: | Dias, João Aluízio Piranha |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5838034966877970 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7382 |
Resumo: |
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Este estudo se ocupa de uma análise sobre a existência de elementos do xamanismo indígena,
manifestados por meio de práticas rituais, crenças e mitos que se entrelaçam com os
elementos do cristianismo na festa do Çairé, em Alter do Chão, no Pará, como forma de
resistência aos ditames da Igreja e à moral da sociedade moderna. Concentra-se na intenção
de identificar os elementos artísticos e culturais presentes na manifestação dessa festa, por
meio de ritos, danças, musicalidade, comidas, ladainhas, fé e devoção que atravessam por
todos os símbolos que compõem essa festa popular de cariz religioso/profano, remetendo para
uma poiesis da religiosidade popular. O Çairé é uma festa secular introduzida na Amazônia
pelos padres jesuítas que diante das dificuldades no trabalho de evangelização dos indígenas,
inventaram e/ou adaptaram um instrumento com cipós, fitas, espelhos, biscoitos como forma
de seduzir os nativos mesclando elementos da cultura europeia como os preceitos do
cristianismo com elementos da cultura indígena como a dança e os instrumentos musicais,
além, claro do movimento lúdico característico dos indígenas. Esta pesquisa assume uma
perspectiva interdisciplinar de diálogo com a Antropologia, Filosofia, Arte, História e
Religião, colocando em evidência as relações de gênero com destaque para a histórica
dominação masculina e o protagonismo feminino. O protagonismo é tomado nesta tese como
fragmento conceptual, a partir de práticas sociais de direção e liderança exercidas por
mulheres no âmbito dos festejos do Çairé. O trabalho de campo foi realizado sob o aporte das
abordagens qualitativas, tendo por inspiração metodológica a etnografia aliada aos princípios
da história oral. Os resultados revelam que o propósito de negação do paganismo indígena por
parte do projeto colonizador português, apresentando Deus, a cruz e a salvação eterna através
da simbologia da Santíssima Trindade, encontrou resistência dos indígenas dentro da festa do
Çairé. A resistência aparece por dentro da manifestação do Çairé de forma politeísta, reunindo
elementos do paganismo indígena, sobretudo de sua mitologia. O dado central daquilo que
estamos denominando de paganismo é a figura do pajé ou curandeiro juntamente com o
tarubá, bebida sagrada, central nos rituais religiosos indígenas. |