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Dissertação
Traços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto amazônico
A dissertação analisa as questões educacionais voltadas para os processos que orientam e condicionam a definição de um curso universitário, a partir do ambiente escolar do Ensino Médio da rede pública estadual do Amazonas. Organiza-se este estudo a partir de três grandes categorias: vocação, orie...
Autor principal: | Moya, Maria Angélica Dias |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6428794635648235 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7384 |
Resumo: |
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A dissertação analisa as questões educacionais voltadas para os processos que orientam e
condicionam a definição de um curso universitário, a partir do ambiente escolar do Ensino
Médio da rede pública estadual do Amazonas. Organiza-se este estudo a partir de três grandes
categorias: vocação, orientação profissional e formação profissional, ordenadas didaticamente
numa composição circular, para compreensão da temática em três vertentes (a visão do
estudante, a influência da família e o mercado de trabalho), quando associadas à escolha do
curso universitário pelo estudante. Os passos descritos relacionam-se ao cenário das ações ou
políticas públicas estabelecidas à opção por um curso universitário. Entender esse processo,
que teoricamente condiciona a formação profissional, mostrou-se um desafio, pois envolveu
questões contraditórias, como os desejos do sujeito, as exigências da família e as diretrizes do
mercado. Neste sentido, a opção em falar de políticas públicas no campo da orientação
profissional desenvolveu-se em duas dimensões. As formalizadas (definidas por leis escritas),
as quais se apresentam mediante determinado contexto e interesse político, e as materializadas
(manifesta nas práticas educativas). Assim sendo, o estudo configurou-se em uma abordagem
que se estrutura com base no materialismo histórico e se desenha com técnicas que partem,
circulam e amparam-se em aportes teórico-científicos das categorias propostas, dados
documentais relacionados à temática proposta e a pesquisa de campo, com a técnica do grupo
focal (GF), que priorizou a perspectiva dos estudantes e demais sujeitos envolvidos. A
estrutura do trabalho é composta de três seções: a primeira aborda o aspecto teórico e
conceitual, tendo em vista uma discussão histórica das categorias elencadas que se associam
ao processo de escolha de uma profissão; a segunda seção concentra-se na discussão sobre o
Estado e as políticas públicas relacionadas à temática; e a terceira seção caracteriza os
processos e ações existentes na rede pública estadual de ensino, que orientam para uma área
ou curso superior de formação profissional dos estudantes, indicando como se constituem as
escolhas de áreas, universidades e cursos superiores que constituem os primeiros traços da
formação profissional dos estudantes que começa a se desenhar ao final do Ensino Médio,
como demanda e necessidade do contexto amazônico. Desse modo, a pesquisa analisou e
interpretou dados relacionados diretamente ao desenvolvimento do GF, articulados
diretamente às duas primeiras seções. Isso resultou na construção de um quadro com as ações
e condicionantes presentes no processo de escolha do curso universitário. Na estrutura, houve
a opção de não construir um elemento exclusivo para os aspectos metodológicos, pois foram
abordados no decorrer de cada etapa, em um esforço de dizer, descrever e analisar aquilo que
temos, queremos e fazemos no interior da escrita do texto dissertativo. Por fim, o trabalho
apresenta uma importante contribuição ao fazer uso de princípios da ciência aberta, como a
acessibilidade, a gratuidade e a transparência dos dados que visam fortalecer a socialização de
conhecimento. |