Dissertação

Um problema contextualizado: análise da série harmônica

Este trabalho traz uma questão contextualizada utilizada em livros de cálculo e física, revistas de matemáticas, edições técnicas, também encontrada em exames de acesso a universidades brasileiras e instituições exteriores. A matemática será apresentada não só como uma disciplina de análise pura,...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Marcelo Moura
Outros Autores: 8372640578883522
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7427
Resumo:
Este trabalho traz uma questão contextualizada utilizada em livros de cálculo e física, revistas de matemáticas, edições técnicas, também encontrada em exames de acesso a universidades brasileiras e instituições exteriores. A matemática será apresentada não só como uma disciplina de análise pura, mas como uma ferramenta de apoio interdisciplinar. Este problema clássico de física provocou uma grande repercussão na comunidade dos mais profícuos e iluminados matemáticos. Este contexto histórico é atualmente empregado como exercício de uma disciplina didática na construção do aprendizado e do saber. O objetivo da contextualização é ajudar na fixação dos conceitos básicos, muitas vezes omissos ou negligenciados em sala de aula. Também visa consolidar uma base de apoio para educadores, uma vez que foi realizada uma pesquisa nas mais diversas literaturas disponíveis.