/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Um problema contextualizado: análise da série harmônica
Este trabalho traz uma questão contextualizada utilizada em livros de cálculo e física, revistas de matemáticas, edições técnicas, também encontrada em exames de acesso a universidades brasileiras e instituições exteriores. A matemática será apresentada não só como uma disciplina de análise pura,...
Autor principal: | Melo, Marcelo Moura |
---|---|
Outros Autores: | 8372640578883522 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7427 |
Resumo: |
---|
Este trabalho traz uma questão contextualizada utilizada em livros de cálculo e física,
revistas de matemáticas, edições técnicas, também encontrada em exames de acesso
a universidades brasileiras e instituições exteriores. A matemática será apresentada
não só como uma disciplina de análise pura, mas como uma ferramenta de apoio
interdisciplinar. Este problema clássico de física provocou uma grande repercussão
na comunidade dos mais profícuos e iluminados matemáticos. Este contexto histórico
é atualmente empregado como exercício de uma disciplina didática na construção do
aprendizado e do saber. O objetivo da contextualização é ajudar na fixação dos
conceitos básicos, muitas vezes omissos ou negligenciados em sala de aula. Também
visa consolidar uma base de apoio para educadores, uma vez que foi realizada uma
pesquisa nas mais diversas literaturas disponíveis. |