/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ensino de Geometria: uma abordagem a partir do uso do Origami
Nesse trabalho disserta-se sobre a técnica milenar do origami e suas possibilidades de uso na abordagem de resolução de problemas de geometria. Inicialmente faz-se um itinerário histórico mostrando a evolução do origami e sua expansão pelo mundo. Descrevem-se suas características, classificações...
Autor principal: | Queiroz, Gideão Teixeira |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7602564798319405 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7435 |
Resumo: |
---|
Nesse trabalho disserta-se sobre a técnica milenar do origami e suas possibilidades de uso na
abordagem de resolução de problemas de geometria. Inicialmente faz-se um itinerário histórico
mostrando a evolução do origami e sua expansão pelo mundo. Descrevem-se suas características,
classificações e algumas de suas aplicações práticas decorrentes de estudos teóricos mais
complexos e recentes. Depois se inicia uma discussão da matemática decorrente dos princípios
básicos da construção de modelos de origami como os Axiomas de Huzita-Justin ou Huzita-
Hatori, Teorema de Maekawa-Justin, Teorema de Kawasaki-Justin e Teorema de Haga. Nesse
ultimo dá-se mais ênfase por envolver diversos conceitos geométricos importantes como semelhança
de triângulos, teorema de Pitágoras e frações. Finaliza-se mostrando o uso do origami
na resolução de alguns problemas geométricos interessantes de Olimpíadas de Matemática. |