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Dissertação
Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
A oferta de cursos a distância no Brasil cresce a cada dia. Os mecanismos de formação básica e continuada são determinantes, principalmente em lugares longínquos como algumas regiões do Amazonas, nas quais até o acesso torna-se difícil pelas problemáticas advindas do seu meio e do contexto. Dessa fo...
Autor principal: | Cruz, Margarida dos Santos Valente |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3168002882994594 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7517 |
Resumo: |
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A oferta de cursos a distância no Brasil cresce a cada dia. Os mecanismos de formação básica e continuada são determinantes, principalmente em lugares longínquos como algumas regiões do Amazonas, nas quais até o acesso torna-se difícil pelas problemáticas advindas do seu meio e do contexto. Dessa forma, os pressupostos da Educomunicação e da Perspectiva Ecossistêmica se ajustam e se relacionam na busca de uma compreensão dos espaços da EaD, mais precisamente no Centro de Educação a Distância (CED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e de seu ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como Moodle. Enquanto espaços de relações sociais e comunicativas, mediações tecnológicas e de ensino aprendizagem, desenvolvidos através dos recursos das mídias e de seus atores comunicantes para efetivação do diálogo e da criticidade, essa pesquisa busca entender esses processos no Moodle e analisar o ecossistema da Pós-Graduação a distância e de seus aspectos educomunicacionais nos ambientes de sete cursos de Pós-Graduação/Lato Sensu (Especialização) a distância, ofertados no período de 2007 a 2018, nos municípios de Manaus, Manacapuru e Itacoatiara pelo CED-UFAM. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem qualitativa descritiva com técnicas de observação e análise documental, o que possibilitou uma análise bem mais detalhada e fundamentada para compreensão do ecossistema educomunicativo. |