Dissertação

Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica

A oferta de cursos a distância no Brasil cresce a cada dia. Os mecanismos de formação básica e continuada são determinantes, principalmente em lugares longínquos como algumas regiões do Amazonas, nas quais até o acesso torna-se difícil pelas problemáticas advindas do seu meio e do contexto. Dessa fo...

ver descrição completa

Autor principal: Cruz, Margarida dos Santos Valente
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3168002882994594
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7517
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7517
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-75172019-11-26T05:04:03Z Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica Virtual learning environment in the lato sensu graduate: a study of the educomunicational aspects in the Center of Distance Education of the Federal University of Amazonas, from 2007 to 2018, under the ecosystem perspectives Cruz, Margarida dos Santos Valente Monteiro, Claudia Guerra http://lattes.cnpq.br/3168002882994594 http://lattes.cnpq.br/8029800268565461 Rodrigues, Renan Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5718379036623772 Castro, Ana de Oliveira Comunicação e educação Ensino à distância Universidades e faculdades - Pós-graduação CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO Educomunicação Ambiente virtual Pós-Graduação A oferta de cursos a distância no Brasil cresce a cada dia. Os mecanismos de formação básica e continuada são determinantes, principalmente em lugares longínquos como algumas regiões do Amazonas, nas quais até o acesso torna-se difícil pelas problemáticas advindas do seu meio e do contexto. Dessa forma, os pressupostos da Educomunicação e da Perspectiva Ecossistêmica se ajustam e se relacionam na busca de uma compreensão dos espaços da EaD, mais precisamente no Centro de Educação a Distância (CED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e de seu ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como Moodle. Enquanto espaços de relações sociais e comunicativas, mediações tecnológicas e de ensino aprendizagem, desenvolvidos através dos recursos das mídias e de seus atores comunicantes para efetivação do diálogo e da criticidade, essa pesquisa busca entender esses processos no Moodle e analisar o ecossistema da Pós-Graduação a distância e de seus aspectos educomunicacionais nos ambientes de sete cursos de Pós-Graduação/Lato Sensu (Especialização) a distância, ofertados no período de 2007 a 2018, nos municípios de Manaus, Manacapuru e Itacoatiara pelo CED-UFAM. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem qualitativa descritiva com técnicas de observação e análise documental, o que possibilitou uma análise bem mais detalhada e fundamentada para compreensão do ecossistema educomunicativo. The offer of ODL courses (Open and Distance Learning) increase every day in Brazil. The mechanisms of basic formation are the key factors, mainly in rural áreas of the Amazon state, in which access to those places is difficult considering the problems of the local environment and context. Therefore, the theoretical assumption of the interaction between Educommunication and Ecosystem Perspective in pursuit of ODL position in all áreas, precisely on ODL Center (CED) at the Universidade Federal do Amazonas (UFAM) and Learning environment System -MOODLE. As social and communication áreas, technological mediations of teaching-learning developed by media resources and notifying actors accomplishing the dialog and criticality, this paper is intended to learn the process in the Moodle and also analyze the Ecosystem in post-graduation course at distance and the Educommunicationalin the environment of seven latosensu post-graduatecourse (Specialization), offered during 2007 to 2018, in the city of Manaus, Manacapuru, and Itacoatiara by CED-UFAM. The methodology applied constitutes of qualitative descriptive approach with observation techniques and documentary analyzes which enabled it detailed and well-founded analyze to comprehend the EducomunicationalECOSystem. 2019-11-25T14:39:04Z 2019-10-23 Dissertação CRUZ, Margarida dos Santos Valente Cruz. Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica. 2019. 286 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7517 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Comunicação e educação
Ensino à distância
Universidades e faculdades - Pós-graduação
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Educomunicação
Ambiente virtual
Pós-Graduação
spellingShingle Comunicação e educação
Ensino à distância
Universidades e faculdades - Pós-graduação
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Educomunicação
Ambiente virtual
Pós-Graduação
Cruz, Margarida dos Santos Valente
Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
topic_facet Comunicação e educação
Ensino à distância
Universidades e faculdades - Pós-graduação
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Educomunicação
Ambiente virtual
Pós-Graduação
description A oferta de cursos a distância no Brasil cresce a cada dia. Os mecanismos de formação básica e continuada são determinantes, principalmente em lugares longínquos como algumas regiões do Amazonas, nas quais até o acesso torna-se difícil pelas problemáticas advindas do seu meio e do contexto. Dessa forma, os pressupostos da Educomunicação e da Perspectiva Ecossistêmica se ajustam e se relacionam na busca de uma compreensão dos espaços da EaD, mais precisamente no Centro de Educação a Distância (CED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e de seu ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como Moodle. Enquanto espaços de relações sociais e comunicativas, mediações tecnológicas e de ensino aprendizagem, desenvolvidos através dos recursos das mídias e de seus atores comunicantes para efetivação do diálogo e da criticidade, essa pesquisa busca entender esses processos no Moodle e analisar o ecossistema da Pós-Graduação a distância e de seus aspectos educomunicacionais nos ambientes de sete cursos de Pós-Graduação/Lato Sensu (Especialização) a distância, ofertados no período de 2007 a 2018, nos municípios de Manaus, Manacapuru e Itacoatiara pelo CED-UFAM. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem qualitativa descritiva com técnicas de observação e análise documental, o que possibilitou uma análise bem mais detalhada e fundamentada para compreensão do ecossistema educomunicativo.
author_additional Monteiro, Claudia Guerra
author_additionalStr Monteiro, Claudia Guerra
format Dissertação
author Cruz, Margarida dos Santos Valente
author2 http://lattes.cnpq.br/3168002882994594
author2Str http://lattes.cnpq.br/3168002882994594
title Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
title_short Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
title_full Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
title_fullStr Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
title_full_unstemmed Ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
title_sort ambiente virtual de aprendizagem na pós-graduação lato sensu: um estudo dos aspectos educomunicacionais no centro de educação a distância da universidade federal do amazonas, no período de 2007 a 2018, sob a perspectivas ecossistêmica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7517
_version_ 1831969823027888128
score 11.753735