/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Tese
A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia
Ao se pensar em desenvolvimento no século XXI, no contexto escolar, é fundamental que se trabalhe a partir do desenvolvimento dos valores pessoais e das competências profissionais que uma pessoa pode ter, sobretudo, quando a pessoa é um jovem trabalhador e quando o gestor escolar é capaz de tra...
Autor principal: | Souza, Karina Medeiros Pirangy de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2646337598350164 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7536 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7536 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-75362019-12-03T05:04:18Z A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia Souza, Karina Medeiros Pirangy de Andrade, João Bosco Ladislau de Andrade http://lattes.cnpq.br/2646337598350164 http://lattes.cnpq.br/3755408724108417 Barbosa, Walmir de Albuquerque Dutra, Jurandir Moura Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa Escolas municipais - Manaus (AM) Escolas públicas - Organização e administração - Manaus (AM) Escola Pública - Manaus (AM) CIÊNCIAS HUMANAS Gestão Escolar Amazônia Zona Leste de Manaus Matriz Modelo SEMED Manaus Ao se pensar em desenvolvimento no século XXI, no contexto escolar, é fundamental que se trabalhe a partir do desenvolvimento dos valores pessoais e das competências profissionais que uma pessoa pode ter, sobretudo, quando a pessoa é um jovem trabalhador e quando o gestor escolar é capaz de transmitir esses valores e essas competências com excelência. Como problema de pesquisa para esta Tese foi indagado como acontece a relação entre os valores pessoais e as competências profissionais dos gestores e dos jovens trabalhadores das escolas municipais da zona Leste de Manaus? À luz desta discussão, delimitou-se o objetivo principal como sendo “analisar a relação entre os valores pessoais e as competências profissionais dos gestores e dos jovens trabalhadores das escolas municipais da zona Leste de Manaus. Para a consecução deste objetivo, realizou-se primeiramente uma pesquisa exploratória-descritiva a partir dos fundamentos teóricos relacionados à discussão. Na sequência, trabalhou-se com base na aplicação do instrumento de pesquisa, um questionário online, aplicado aos gestores e aos jovens trabalhadores de escolas municipais da zona Leste de Manaus. O resultado foi organizado a partir da Matriz PER, o que permitiu, sob uma abordagem de método misto (quali-quantitativo), chegar ao resultado que evidenciou a relação direta em 100% dos 19 valores pessoais, e 100% das 5 componentes de competências profissionais. A conclusão principal a que esta Tese chegou é de que o gestor escolar transmite valores pessoais e competências profissionais aos jovens trabalhadores que compõem o quadro de colaboradores da escola. Considering development of school environment in the 21st century it becomes essential to work from the perspective of personal values and professional skills individuals may acquire, most of all concerning young workers and school principals who are able to convey such values and skills effectively. As a research problem for this thesis an inquiry was made to investigate how young workers’ personal values and professional skills are related to those of their school principals. In light of such discussion the main objective of this thesis was outlined as ‘an analysis of relations between school principals and young workers’ personal values and professional skills in public East Manaus municipal schools.’ In pursuit of that objective first an exploratory-descriptive survey was performed based on the theoretical fundamentals pertaining to the discussion. Subsequently a survey instrument was submitted, an online form to be completed by school principals and young workers from East Manaus municipal schools. The data was organized by means of PER matrix which yielded an output through a hybrid method (qualitative-quantitative) showing evidence of direct relationship in 100% of 19 personal values and 100% of 5 professional skills elements. The main conclusion of this thesis is that school principals convey personal values and professionals skills to young workers among their school staff. 2019-12-02T20:39:08Z 2019-10-02 Tese SOUZA, Karina Medeiros Pirangy de. A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia. 2019. 149 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7536 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Escolas municipais - Manaus (AM) Escolas públicas - Organização e administração - Manaus (AM) Escola Pública - Manaus (AM) CIÊNCIAS HUMANAS Gestão Escolar Amazônia Zona Leste de Manaus Matriz Modelo SEMED Manaus |
spellingShingle |
Escolas municipais - Manaus (AM) Escolas públicas - Organização e administração - Manaus (AM) Escola Pública - Manaus (AM) CIÊNCIAS HUMANAS Gestão Escolar Amazônia Zona Leste de Manaus Matriz Modelo SEMED Manaus Souza, Karina Medeiros Pirangy de A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia |
topic_facet |
Escolas municipais - Manaus (AM) Escolas públicas - Organização e administração - Manaus (AM) Escola Pública - Manaus (AM) CIÊNCIAS HUMANAS Gestão Escolar Amazônia Zona Leste de Manaus Matriz Modelo SEMED Manaus |
description |
Ao se pensar em desenvolvimento no século XXI, no contexto escolar, é fundamental que se trabalhe a partir do desenvolvimento dos valores pessoais e das competências profissionais que uma pessoa pode ter, sobretudo, quando a pessoa é um jovem trabalhador e quando o gestor escolar é capaz de transmitir esses valores e essas competências com excelência. Como problema de pesquisa para esta Tese foi indagado como acontece a relação entre os valores pessoais e as competências profissionais dos gestores e dos jovens trabalhadores das escolas municipais da zona Leste de Manaus? À luz desta discussão, delimitou-se o objetivo principal como sendo “analisar a relação entre os valores pessoais e as competências profissionais dos gestores e dos jovens trabalhadores das escolas municipais da zona Leste de Manaus. Para a consecução deste objetivo, realizou-se primeiramente uma pesquisa exploratória-descritiva a partir dos fundamentos teóricos relacionados à discussão. Na sequência, trabalhou-se com base na aplicação do instrumento de pesquisa, um questionário online, aplicado aos gestores e aos jovens trabalhadores de escolas municipais da zona Leste de Manaus. O resultado foi organizado a partir da Matriz PER, o que permitiu, sob uma abordagem de método misto (quali-quantitativo), chegar ao resultado que evidenciou a relação direta em 100% dos 19 valores pessoais, e 100% das 5 componentes de competências profissionais. A conclusão principal a que esta Tese chegou é de que o gestor escolar transmite valores pessoais e competências profissionais aos jovens trabalhadores que compõem o quadro de colaboradores da escola. |
author_additional |
Andrade, João Bosco Ladislau de Andrade |
author_additionalStr |
Andrade, João Bosco Ladislau de Andrade |
format |
Tese |
author |
Souza, Karina Medeiros Pirangy de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2646337598350164 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/2646337598350164 |
title |
A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia |
title_short |
A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia |
title_full |
A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia |
title_fullStr |
A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia |
title_full_unstemmed |
A relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da Zona leste de Manaus, na Amazônia |
title_sort |
relação dos valores pessoais e das competências profissionais dos gestores e jovens trabalhadores: um recorte das escolas municipais da zona leste de manaus, na amazônia |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7536 |
_version_ |
1831969826187247616 |
score |
11.753896 |