/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizag...
Autor principal: | Silva, Anselmo Luís Corrêa da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6597415630884044 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7538 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-75382019-12-04T05:03:58Z O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida Silva, Anselmo Luís Corrêa da Oliveira, Disney Douglas Lima http://lattes.cnpq.br/6597415630884044 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Moraes, Nadime Mustafa http://lattes.cnpq.br/4822173026595958 Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino da matemática Sala de aula invertida Recursos tecnológicos O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem. Visto que, o atual cenário da educação, mostra que muitos estudantes tem dificuldades em absolver os conhecimentos de matemática. Este método, foi aplicado utilizando a plataforma Moodle, como ambiente virtual de aprendizagem, para os estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola de Manaus. Os resultados obtidos na utilização da metodologia da sala de aula invertida foram muito satisfatórios, pois analisando o percentual dos estudantes que obtiveram notas iguais ou superiores a 6,0 pontos, houve um acréscimo de 31\%, mostrando uma evolução na aprendizagem proposta, disponibilizando para qualquer professor uma forma diferenciada de ensinar a matemática. The present work aimed to analyze the teaching of the cylinder and the pyramid through the application of the inverted classroom methodology, using technological resources to arouse interest and perform collective activities so that the student becomes the protagonist of their learning. Whereas, the current education scenario shows that many students find it difficult to acquit their math skills. This method was applied using the Moodle platform as a virtual learning environment for high school students in a high school in Manaus. The results obtained in the use of the inverted classroom methodology were very satisfactory, since analyzing the percentage of students who obtained grades equal to or higher than 6.0 points, there was an increase of 31%, showing an evolution in the proposed learning, making available to any teacher a different way of teaching math. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-12-03T15:05:06Z 2019-10-18 Dissertação SILVA, Anselmo Luís Corrêa da. O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino da matemática Sala de aula invertida Recursos tecnológicos |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino da matemática Sala de aula invertida Recursos tecnológicos Silva, Anselmo Luís Corrêa da O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino da matemática Sala de aula invertida Recursos tecnológicos |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem. Visto que, o atual cenário da educação, mostra que muitos estudantes tem dificuldades em absolver os conhecimentos de matemática. Este método, foi aplicado utilizando a plataforma Moodle, como ambiente virtual de aprendizagem, para os estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola de Manaus. Os resultados obtidos na utilização da metodologia da sala de aula invertida foram muito satisfatórios, pois analisando o percentual dos estudantes que obtiveram notas iguais ou superiores a 6,0 pontos, houve um acréscimo de 31\%, mostrando uma evolução na aprendizagem proposta, disponibilizando para qualquer professor uma forma diferenciada de ensinar a matemática. |
author_additional |
Oliveira, Disney Douglas Lima |
author_additionalStr |
Oliveira, Disney Douglas Lima |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Anselmo Luís Corrêa da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6597415630884044 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6597415630884044 |
title |
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
title_short |
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
title_full |
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
title_fullStr |
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
title_full_unstemmed |
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
title_sort |
o ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538 |
_version_ |
1831969826559492096 |
score |
11.753896 |