Dissertação

O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida

O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizag...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Anselmo Luís Corrêa da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6597415630884044
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7538
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-75382019-12-04T05:03:58Z O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida Silva, Anselmo Luís Corrêa da Oliveira, Disney Douglas Lima http://lattes.cnpq.br/6597415630884044 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Moraes, Nadime Mustafa http://lattes.cnpq.br/4822173026595958 Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino da matemática Sala de aula invertida Recursos tecnológicos O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem. Visto que, o atual cenário da educação, mostra que muitos estudantes tem dificuldades em absolver os conhecimentos de matemática. Este método, foi aplicado utilizando a plataforma Moodle, como ambiente virtual de aprendizagem, para os estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola de Manaus. Os resultados obtidos na utilização da metodologia da sala de aula invertida foram muito satisfatórios, pois analisando o percentual dos estudantes que obtiveram notas iguais ou superiores a 6,0 pontos, houve um acréscimo de 31\%, mostrando uma evolução na aprendizagem proposta, disponibilizando para qualquer professor uma forma diferenciada de ensinar a matemática. The present work aimed to analyze the teaching of the cylinder and the pyramid through the application of the inverted classroom methodology, using technological resources to arouse interest and perform collective activities so that the student becomes the protagonist of their learning. Whereas, the current education scenario shows that many students find it difficult to acquit their math skills. This method was applied using the Moodle platform as a virtual learning environment for high school students in a high school in Manaus. The results obtained in the use of the inverted classroom methodology were very satisfactory, since analyzing the percentage of students who obtained grades equal to or higher than 6.0 points, there was an increase of 31%, showing an evolution in the proposed learning, making available to any teacher a different way of teaching math. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-12-03T15:05:06Z 2019-10-18 Dissertação SILVA, Anselmo Luís Corrêa da. O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Ensino da matemática
Sala de aula invertida
Recursos tecnológicos
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Ensino da matemática
Sala de aula invertida
Recursos tecnológicos
Silva, Anselmo Luís Corrêa da
O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Ensino da matemática
Sala de aula invertida
Recursos tecnológicos
description O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem. Visto que, o atual cenário da educação, mostra que muitos estudantes tem dificuldades em absolver os conhecimentos de matemática. Este método, foi aplicado utilizando a plataforma Moodle, como ambiente virtual de aprendizagem, para os estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola de Manaus. Os resultados obtidos na utilização da metodologia da sala de aula invertida foram muito satisfatórios, pois analisando o percentual dos estudantes que obtiveram notas iguais ou superiores a 6,0 pontos, houve um acréscimo de 31\%, mostrando uma evolução na aprendizagem proposta, disponibilizando para qualquer professor uma forma diferenciada de ensinar a matemática.
author_additional Oliveira, Disney Douglas Lima
author_additionalStr Oliveira, Disney Douglas Lima
format Dissertação
author Silva, Anselmo Luís Corrêa da
author2 http://lattes.cnpq.br/6597415630884044
author2Str http://lattes.cnpq.br/6597415630884044
title O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
title_short O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
title_full O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
title_fullStr O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
title_full_unstemmed O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
title_sort o ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538
_version_ 1831969826559492096
score 11.753896