Dissertação

Obtenção de formas farmacêuticas tópicas para o tratamento de vulvovaginites, contendo extrato seco de Endopleura uchi (Huber) Cuatrecasas e óleo de Bertholletia excelsa H. B. K.

Duas plantas muito importantes da Amazônia Brasileira, Bertholletia excelsa H. B. K. (B. excelsa) e Endopleura uchi (Huber) Cuatrec. (E. uchi), têm despertado o interesse da comunidade científica para o desenvolvimento de fitoterápicos e fitocosméticos, devido ao potencial funcional e amplo uso p...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Patrícia Prodorutti
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7906660047981386
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7540
Resumo:
Duas plantas muito importantes da Amazônia Brasileira, Bertholletia excelsa H. B. K. (B. excelsa) e Endopleura uchi (Huber) Cuatrec. (E. uchi), têm despertado o interesse da comunidade científica para o desenvolvimento de fitoterápicos e fitocosméticos, devido ao potencial funcional e amplo uso pela medicina tradicional. O objetivo desta pesquisa foi a obtenção de duas formas farmacêuticas para uso tópico contendo extrato seco de E. uchi e óleo de B. excelsa, visando o tratamento e a prevenção de vulvovaginites. Na caracterização e controle de qualidade das matérias-primas vegetais, ambas apresentaram índices adequados aos preconizados pela legislação brasileira. Na etapa dos estudos tecnológicos foi realizado um planejamento fatorial para otimização e padronização da solução extrativa (SE) aquosa de E. uchi, cujos resultados demonstraram através da determinação do teor de polifenois totais, sólidos totais e de bergenina, que o melhor método extrativo foi o realizado com 10% de relação droga:solvente (m/V) sob decocção por 5 minutos. A fim de verificar possíveis diferenças tecnológicas (rendimento e umidade) do extrato seco (ES), sem adição de adjuvantes, a secagem da SE foi realizada em dois equipamentos distintos, o leito de jorro (fluidized bed drying) e o spray dryer, sendo o leito de jorro mais apropriado, com rendimento operacional de 66,73% e umidade do ES de 4,16 g%. O ES apresentou atividade contra C. albicans (ATCC 90028), C. Krusei (ATCC 6258), C. parapsilosis (ATCC 90018) e C. tropicalis (ATCC 750). Foram avaliadas 9 formulações de sabonete líquido e 3 formulações de creme com diferentes concentração de ES de E. uchi e óleo de B. excelsea. Em ambos os casos apenas uma formulação apresentou viabilidade tecnológica e, ambas contendo 2% de ES e 2% de óleo. A análise da atividade antifúngica mostrou que as formulações foram mais eficazes contra C. krusei (sabonete líquido = CI50 de 25 µg/mL e creme CI50 de 50 µg/mL) e C. parapsilosis (sabonete líquido = CI50 de 25 µg/mL e creme CI50 de 25 µg/mL). Ambas as formulações foram analisados durante 30 dias para verificar a estabilidade quando armazenadas em diferentes temperaturas (5 oC; 25 oC e 40 oC), incluindo o ciclo de gelo-degelo. O estudo revelou que a formulação em creme se mostrou estável durante todo o período de armazenamento, em todas as condições testadas, por outro lado, a formulação em sabonete líquido demonstrou algumas instabilidades, indicando a necessidade de maior rigor e cuidados quanto ao seu armazenamento.