/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de...
Autor principal: | Leite, Ana Célia Galdino |
---|---|
Outros Autores: | lattes.cnpq.br/3903810052482643, https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7609 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76092020-01-16T05:04:26Z Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação Leite, Ana Célia Galdino Oliveira, Marcelo Albuquerque de lattes.cnpq.br/3903810052482643 http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Miki, André Jun http://lattes.cnpq.br/4935516264674345 Vieira, Raimundo Kennedy http://lattes.cnpq.br/2431064425429693 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão. Higher Education Institutions need to meet the quality requirements required by the Ministry of Education - MEC, which define the criteria that must be included in the HEI IDP, which in turn need to meet the quality requirements required by it. Given this, the balanced scorecard - BSC model, with the objectives and goals established in the PDI can help managers in the strategic management of HEI. Thus, the objective established for this work was to propose a BSC model with the perspective of Regulation for a private higher education institution. The methodology was qualitative, using the bibliographic research procedure and case study of a private IES in Porto Velho - RO. After the literature review, a strategic mapping was developed to identify the results with the fifth perspective for the BSC, which was called the Regulatory Perspective, thus creating a Strategic Management model for the researched institution, to improve the decision making process decision. . 2020-01-15T14:43:01Z 2019-12-21 Dissertação LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES |
spellingShingle |
Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES Leite, Ana Célia Galdino Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
topic_facet |
Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES |
description |
As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão. |
author_additional |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
author_additionalStr |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
format |
Dissertação |
author |
Leite, Ana Célia Galdino |
author2 |
lattes.cnpq.br/3903810052482643 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 |
author2Str |
lattes.cnpq.br/3903810052482643 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 |
title |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_short |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_full |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_fullStr |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_sort |
gestão estratégica de uma ies privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2020 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 |
_version_ |
1831969841669472256 |
score |
11.753735 |