Dissertação

Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação

As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de...

ver descrição completa

Autor principal: Leite, Ana Célia Galdino
Outros Autores: lattes.cnpq.br/3903810052482643, https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
MEC
IES
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7609
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76092020-01-16T05:04:26Z Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação Leite, Ana Célia Galdino Oliveira, Marcelo Albuquerque de lattes.cnpq.br/3903810052482643 http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Miki, André Jun http://lattes.cnpq.br/4935516264674345 Vieira, Raimundo Kennedy http://lattes.cnpq.br/2431064425429693 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão. Higher Education Institutions need to meet the quality requirements required by the Ministry of Education - MEC, which define the criteria that must be included in the HEI IDP, which in turn need to meet the quality requirements required by it. Given this, the balanced scorecard - BSC model, with the objectives and goals established in the PDI can help managers in the strategic management of HEI. Thus, the objective established for this work was to propose a BSC model with the perspective of Regulation for a private higher education institution. The methodology was qualitative, using the bibliographic research procedure and case study of a private IES in Porto Velho - RO. After the literature review, a strategic mapping was developed to identify the results with the fifth perspective for the BSC, which was called the Regulatory Perspective, thus creating a Strategic Management model for the researched institution, to improve the decision making process decision. . 2020-01-15T14:43:01Z 2019-12-21 Dissertação LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Universidades e faculdades - Gestão estratégica
Balanced scorecard (Administração)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão estratégica
Balanced scorecard
MEC
IES
spellingShingle Universidades e faculdades - Gestão estratégica
Balanced scorecard (Administração)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão estratégica
Balanced scorecard
MEC
IES
Leite, Ana Célia Galdino
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
topic_facet Universidades e faculdades - Gestão estratégica
Balanced scorecard (Administração)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão estratégica
Balanced scorecard
MEC
IES
description As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão.
author_additional Oliveira, Marcelo Albuquerque de
author_additionalStr Oliveira, Marcelo Albuquerque de
format Dissertação
author Leite, Ana Célia Galdino
author2 lattes.cnpq.br/3903810052482643
https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
author2Str lattes.cnpq.br/3903810052482643
https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
title Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_short Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_full Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_fullStr Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_full_unstemmed Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_sort gestão estratégica de uma ies privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609
_version_ 1831969841669472256
score 11.753735