Dissertação

O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM

Este trabalho é referente ao conhecimento e práticas musicais apreendidos por Seu Rosário no violino. Para a construção deste conhecimento, perpasso pelas ideias de linhas, nós e malhas nas trajetórias de Seu Rosário e do próprio violino. Neste sentido, as linhas apresentam-se nas pessoas de Seu Ro...

ver descrição completa

Autor principal: Lins, Danielle Colares
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2189493747030186
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7656
Resumo:
Este trabalho é referente ao conhecimento e práticas musicais apreendidos por Seu Rosário no violino. Para a construção deste conhecimento, perpasso pelas ideias de linhas, nós e malhas nas trajetórias de Seu Rosário e do próprio violino. Neste sentido, as linhas apresentam-se nas pessoas de Seu Rosário e do violino em trânsitos percorridos por ambos. Os nós são os lugares em que o conhecimento foi adquirido: as festas dançantes, as Pastorinhas e o Clube do Idoso. Aplico o termo revestimento das linhas referente às situações que se constituíram nas formas organizacionais musicais iniciais de Seu Rosário. A malha é o resultado da construção musical de Seu Rosário ao longo do acúmulo de seu conhecimento, o resultado das conexões entre linhas e nós. Refiro-me a quatro níveis de aprendizagem musical, onde estes níveis acontecem concomitantemente a alguns estágios como a imitação, a improvisação e a corporalidade. O presente trabalho também permitiu a observação de formas locais de construção, onde tradição e modernidade são confrontadas nas manifestações das Pastorinhas. Questões que a prática musical denota com relação ao domínio do social, tais como a presença de agentes externos como o rádio, a presença da mulher, a construção da casa de Seu Rosário e performance também são abordados no trabalho.