Dissertação

O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM

Este trabalho é referente ao conhecimento e práticas musicais apreendidos por Seu Rosário no violino. Para a construção deste conhecimento, perpasso pelas ideias de linhas, nós e malhas nas trajetórias de Seu Rosário e do próprio violino. Neste sentido, as linhas apresentam-se nas pessoas de Seu Ro...

ver descrição completa

Autor principal: Lins, Danielle Colares
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2189493747030186
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7656
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7656
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76562020-02-08T05:03:49Z O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM Lins, Danielle Colares Montardo, Deise Lucy Oliveira http://lattes.cnpq.br/2189493747030186 http://lattes.cnpq.br/6344437017920336 Braga, Sérgio Ivan Gil http://lattes.cnpq.br/2146777152891330 Oliveira, Allan de Paula http://lattes.cnpq.br/5506766415099780 Música - Métodos Violino - Instrução e estudo Composição (Música) Parintins (AM) Etnografia da música CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Conhecimento musical Seu Rosário Violino Revestimento Este trabalho é referente ao conhecimento e práticas musicais apreendidos por Seu Rosário no violino. Para a construção deste conhecimento, perpasso pelas ideias de linhas, nós e malhas nas trajetórias de Seu Rosário e do próprio violino. Neste sentido, as linhas apresentam-se nas pessoas de Seu Rosário e do violino em trânsitos percorridos por ambos. Os nós são os lugares em que o conhecimento foi adquirido: as festas dançantes, as Pastorinhas e o Clube do Idoso. Aplico o termo revestimento das linhas referente às situações que se constituíram nas formas organizacionais musicais iniciais de Seu Rosário. A malha é o resultado da construção musical de Seu Rosário ao longo do acúmulo de seu conhecimento, o resultado das conexões entre linhas e nós. Refiro-me a quatro níveis de aprendizagem musical, onde estes níveis acontecem concomitantemente a alguns estágios como a imitação, a improvisação e a corporalidade. O presente trabalho também permitiu a observação de formas locais de construção, onde tradição e modernidade são confrontadas nas manifestações das Pastorinhas. Questões que a prática musical denota com relação ao domínio do social, tais como a presença de agentes externos como o rádio, a presença da mulher, a construção da casa de Seu Rosário e performance também são abordados no trabalho. This work refers to the musical knowledge and practices seized by Mr. Rosario on the violin musical instrument. For his knowledge construction, I work on ideas of lines, knots and knits in Mr. Rosario and the violin itself trajectories. Thus, the lines appear in the people of Mr. Rosario and the violin in the traffics crossed by both. Knots are the places where knowledge was acquired: the dancing parties, Pastorinhas and the Elderly Club. I apply the term lines coating related to the situations which constituted Mr. Rosario’s initial musical organizational forms. The knit is the result of Mr. Rosario’s musical construction throughout his knowledge accumulation, the result between lines and knots connections. I approach on four levels of musical learning, where these levels happen concomitantly to some stages as imitation, improvisation and corporality. The present work also allowed the observation of local construction forms where tradition and modernity are confronted in the manifestations of the Pastorinhas. Matters related to the musical practices and also related to the social domain, such as the presence of external agents such as radio, the woman’s presence, Mr. Rosario’s house construction and performance were also approached in the work. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2020-02-07T13:09:57Z 2018-09-28 Dissertação LINS, Danielle Colares. O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7656 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Música - Métodos
Violino - Instrução e estudo
Composição (Música)
Parintins (AM)
Etnografia da música
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Conhecimento musical
Seu Rosário
Violino
Revestimento
spellingShingle Música - Métodos
Violino - Instrução e estudo
Composição (Música)
Parintins (AM)
Etnografia da música
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Conhecimento musical
Seu Rosário
Violino
Revestimento
Lins, Danielle Colares
O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM
topic_facet Música - Métodos
Violino - Instrução e estudo
Composição (Música)
Parintins (AM)
Etnografia da música
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Conhecimento musical
Seu Rosário
Violino
Revestimento
description Este trabalho é referente ao conhecimento e práticas musicais apreendidos por Seu Rosário no violino. Para a construção deste conhecimento, perpasso pelas ideias de linhas, nós e malhas nas trajetórias de Seu Rosário e do próprio violino. Neste sentido, as linhas apresentam-se nas pessoas de Seu Rosário e do violino em trânsitos percorridos por ambos. Os nós são os lugares em que o conhecimento foi adquirido: as festas dançantes, as Pastorinhas e o Clube do Idoso. Aplico o termo revestimento das linhas referente às situações que se constituíram nas formas organizacionais musicais iniciais de Seu Rosário. A malha é o resultado da construção musical de Seu Rosário ao longo do acúmulo de seu conhecimento, o resultado das conexões entre linhas e nós. Refiro-me a quatro níveis de aprendizagem musical, onde estes níveis acontecem concomitantemente a alguns estágios como a imitação, a improvisação e a corporalidade. O presente trabalho também permitiu a observação de formas locais de construção, onde tradição e modernidade são confrontadas nas manifestações das Pastorinhas. Questões que a prática musical denota com relação ao domínio do social, tais como a presença de agentes externos como o rádio, a presença da mulher, a construção da casa de Seu Rosário e performance também são abordados no trabalho.
author_additional Montardo, Deise Lucy Oliveira
author_additionalStr Montardo, Deise Lucy Oliveira
format Dissertação
author Lins, Danielle Colares
author2 http://lattes.cnpq.br/2189493747030186
author2Str http://lattes.cnpq.br/2189493747030186
title O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM
title_short O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM
title_full O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM
title_fullStr O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM
title_full_unstemmed O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM
title_sort o revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de seu rosário - uma etnografia do violino em parintins-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7656
_version_ 1831969837887258624
score 11.753896