Dissertação

A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus

A dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da b...

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Autor principal: Santos, Carlos Henrique Abreu dos
Outros Autores: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0887A4673E7B94955D5A74BFF95CFE6E#
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662
Resumo:
A dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da biologia, pode contribuir para a formação de seus conceitos científicos. Este questionamento nos remeteram aos seguintes norteadores: em que medida a interação entre aprendiz, sujeitos e ambiente pode implicar na formação de conceitos no que diz respeito à biologia? Outrossim: de que maneira o espaço não formal do Museu da Amazônia - MUSA pode ser utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem para a formação de conceitos científicos? Partindo desses pressupostos apresentamos os seguintes objetivos específicos: Relacionar o conhecimento do aluno e o teórico formal com os sujeitos e os espaços não formais, mediado pelo professor e subsidiado pela experimentação. E ainda: Verificar como o espaço não formal do MUSA possibilita ao professor de biologia utilizá-lo com recurso no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto a pesquisa seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, investigação das potencialidades do espaço não formal onde ocorreu a pesquisa, coleta de dados, leitura, interpretação e análise dos dados; cuja coleta de dados foi realizada utilizando-se: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, bem como a captação de áudio; o tratamento dos dados foi realizado através da análise textual discursiva. A pesquisa propôs contribuir cientificamente como um estudo de investigação do processo ensino-aprendizagem no que tange a formação de conceitos a partir do uso de um espaço não formal. Justificou-se o estudo pela necessidade de investigar como esses processos ocorrem e que instrumentos podem contribuir para o sucesso da aprendizagem dos alunos.