Dissertação

A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus

A dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da b...

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Autor principal: Santos, Carlos Henrique Abreu dos
Outros Autores: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0887A4673E7B94955D5A74BFF95CFE6E#
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76622020-02-12T13:53:10Z A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus The formation of concepts in biological education from the use of a non-formal space in Manaus city La formación de los conceptos en la enseñanza de biología a partir del uso de un espacio no formal en la ciudad de Manaus Santos, Carlos Henrique Abreu dos Souza, Renato Henriques https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0887A4673E7B94955D5A74BFF95CFE6E# http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Gil, Antonio Xavier http://lattes.cnpq.br/5057484902608817 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Biologia - Experiências Biologia - Estudo e Ensino - Manaus (AM) CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO - APRENDIZAGEM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA Espaços não-formais Ensino de Biologia Formação de Conceitos Espaços informais A dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da biologia, pode contribuir para a formação de seus conceitos científicos. Este questionamento nos remeteram aos seguintes norteadores: em que medida a interação entre aprendiz, sujeitos e ambiente pode implicar na formação de conceitos no que diz respeito à biologia? Outrossim: de que maneira o espaço não formal do Museu da Amazônia - MUSA pode ser utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem para a formação de conceitos científicos? Partindo desses pressupostos apresentamos os seguintes objetivos específicos: Relacionar o conhecimento do aluno e o teórico formal com os sujeitos e os espaços não formais, mediado pelo professor e subsidiado pela experimentação. E ainda: Verificar como o espaço não formal do MUSA possibilita ao professor de biologia utilizá-lo com recurso no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto a pesquisa seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, investigação das potencialidades do espaço não formal onde ocorreu a pesquisa, coleta de dados, leitura, interpretação e análise dos dados; cuja coleta de dados foi realizada utilizando-se: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, bem como a captação de áudio; o tratamento dos dados foi realizado através da análise textual discursiva. A pesquisa propôs contribuir cientificamente como um estudo de investigação do processo ensino-aprendizagem no que tange a formação de conceitos a partir do uso de um espaço não formal. Justificou-se o estudo pela necessidade de investigar como esses processos ocorrem e que instrumentos podem contribuir para o sucesso da aprendizagem dos alunos. The dissertation presented here aims as a general objective; investigate the formation process of Science concepts in the methods of teaching from the use of a non-formal space in Manaus, part of the following scientific problem: How the use of a non-formal space, in biology teaching, can be useful for the formation of concepts? That question reminds us from the following guiding: In which way this interaction between learner interaction, subject and environment can imply in the formation of concepts in what remind us of biology? In that way: What is the way of non-formal space of the Museum of Amazônia – MUSA – can be useful as an instrument from teaching-learning from the formation of scientific concepts? Starting in these assumptions, we show the following specific objects: Relate the student knowledge and the formal theorist with the subjects and non-formal spaces, mediated by the teacher and subsidized by experimentation. And even more: Verificate how the non-formal space of the MUSA enables the teacher and the teaching-learning; therefore the research followed the following steps: bibliographic survey, investigation of potentialities of the informal space where was the research done, data collect, reading, interpretation and data analysis; whose data collect was made using: semi-structured questionnaire, as well as audio capture data processing will be carried out through the discursive textual analysis. The research proposes to contribute scientifically as a research study of the teaching-learning process with regard to training of concepts from the use of a non-formal. The study is justified by the need to investigate how these processes occur and what instruments can contribute to the success of students learning. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2020-02-11T17:59:30Z 2019-10-17 Dissertação SANTOS, Carlos Henrique Abreu dos. A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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