Dissertação

Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso

O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por...

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Autor principal: Santana, Francirlene Belo Mendes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4694662892595005
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673
Resumo:
O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por períodos e por cursos nos últimos anos e avaliar o impacto das evasões nas decisões da gestão da IES. Para atender o objetivo do estudo optou-se pela metodologia exploratória e descritiva com análise documental, abordagem qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. No caso estudado foram identificadas diversas variáveis que motivaram os alunos abandonarem os cursos, entretanto, quatro causas mais relevantes foram apontadas: fatores financeiros, indisponibilidade de tempo, transferência para outra IES e mudança de cidade. Os resultados apontaram para necessidade de fortalecer as estratégias, com foco na permanência do aluno, afim de reduzir as taxas de evasão que geram impactos na gestão. Propõe-se desta forma um modelo de gestão de permanência para a IES pesquisada.