Dissertação

Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso

O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por...

ver descrição completa

Autor principal: Santana, Francirlene Belo Mendes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4694662892595005
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7673
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76732020-02-18T14:20:02Z Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso Santana, Francirlene Belo Mendes de Oliveira, Marcelo Albuquerque de http://lattes.cnpq.br/4694662892595005 http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Vieira, Raimundo Kennedy http://lattes.cnpq.br/2431064425429693 Miki, Andre Jun http://lattes.cnpq.br/4935516264674345 Ensino Superior no Brasil Evasão universitária Educação - Estudo e ensino Gestão de permanência Estudantes universitários ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão de Permanência Ensino Superior Causas da Evasão O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por períodos e por cursos nos últimos anos e avaliar o impacto das evasões nas decisões da gestão da IES. Para atender o objetivo do estudo optou-se pela metodologia exploratória e descritiva com análise documental, abordagem qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. No caso estudado foram identificadas diversas variáveis que motivaram os alunos abandonarem os cursos, entretanto, quatro causas mais relevantes foram apontadas: fatores financeiros, indisponibilidade de tempo, transferência para outra IES e mudança de cidade. Os resultados apontaram para necessidade de fortalecer as estratégias, com foco na permanência do aluno, afim de reduzir as taxas de evasão que geram impactos na gestão. Propõe-se desta forma um modelo de gestão de permanência para a IES pesquisada. The objective of this study is to propose a model for the management of student permanence, based on the causes that motivated students to drop out of undergraduate courses at a Private Higher Education Institution - IES, in the city of Porto Velho / RO. It was intended to survey the number of students dropped out by periods and courses in recent years and to assess the impact of dropouts on IES management decisions. To meet the objective of the study, an exploratory and descriptive methodology with documentary analysis, qualitative and quantitative approach and case study was chosen. A questionnaire was used as a data collection tool for dropout students from the second semester of 2018 and the first semester of 2019. In the case studied, several variables were identified that motivated students to abandon the courses, however, four more relevant causes were pointed out: financial factors , unavailability of time, transfer to another HEI and change of city. The results pointed to the need to strengthen the strategies, focusing on the permanence of the student, in order to reduce dropout rates that generate impacts on management. In this way, a permanence management model for the researched HEI is proposed. 2020-02-17T20:58:18Z 2019-12-21 Dissertação SANTANA, Francirlene Belo Mendes de. Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso. 2019. 49 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino Superior no Brasil
Evasão universitária
Educação - Estudo e ensino
Gestão de permanência
Estudantes universitários
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão de Permanência
Ensino Superior
Causas da Evasão
spellingShingle Ensino Superior no Brasil
Evasão universitária
Educação - Estudo e ensino
Gestão de permanência
Estudantes universitários
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão de Permanência
Ensino Superior
Causas da Evasão
Santana, Francirlene Belo Mendes de
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
topic_facet Ensino Superior no Brasil
Evasão universitária
Educação - Estudo e ensino
Gestão de permanência
Estudantes universitários
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão de Permanência
Ensino Superior
Causas da Evasão
description O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por períodos e por cursos nos últimos anos e avaliar o impacto das evasões nas decisões da gestão da IES. Para atender o objetivo do estudo optou-se pela metodologia exploratória e descritiva com análise documental, abordagem qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. No caso estudado foram identificadas diversas variáveis que motivaram os alunos abandonarem os cursos, entretanto, quatro causas mais relevantes foram apontadas: fatores financeiros, indisponibilidade de tempo, transferência para outra IES e mudança de cidade. Os resultados apontaram para necessidade de fortalecer as estratégias, com foco na permanência do aluno, afim de reduzir as taxas de evasão que geram impactos na gestão. Propõe-se desta forma um modelo de gestão de permanência para a IES pesquisada.
author_additional Oliveira, Marcelo Albuquerque de
author_additionalStr Oliveira, Marcelo Albuquerque de
format Dissertação
author Santana, Francirlene Belo Mendes de
author2 http://lattes.cnpq.br/4694662892595005
author2Str http://lattes.cnpq.br/4694662892595005
title Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
title_short Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
title_full Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
title_fullStr Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
title_full_unstemmed Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
title_sort proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma ies privada: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673
_version_ 1831969850752237568
score 11.753735