/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por...
Autor principal: | Santana, Francirlene Belo Mendes de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4694662892595005 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7673 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76732020-02-18T14:20:02Z Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso Santana, Francirlene Belo Mendes de Oliveira, Marcelo Albuquerque de http://lattes.cnpq.br/4694662892595005 http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Vieira, Raimundo Kennedy http://lattes.cnpq.br/2431064425429693 Miki, Andre Jun http://lattes.cnpq.br/4935516264674345 Ensino Superior no Brasil Evasão universitária Educação - Estudo e ensino Gestão de permanência Estudantes universitários ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão de Permanência Ensino Superior Causas da Evasão O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por períodos e por cursos nos últimos anos e avaliar o impacto das evasões nas decisões da gestão da IES. Para atender o objetivo do estudo optou-se pela metodologia exploratória e descritiva com análise documental, abordagem qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. No caso estudado foram identificadas diversas variáveis que motivaram os alunos abandonarem os cursos, entretanto, quatro causas mais relevantes foram apontadas: fatores financeiros, indisponibilidade de tempo, transferência para outra IES e mudança de cidade. Os resultados apontaram para necessidade de fortalecer as estratégias, com foco na permanência do aluno, afim de reduzir as taxas de evasão que geram impactos na gestão. Propõe-se desta forma um modelo de gestão de permanência para a IES pesquisada. The objective of this study is to propose a model for the management of student permanence, based on the causes that motivated students to drop out of undergraduate courses at a Private Higher Education Institution - IES, in the city of Porto Velho / RO. It was intended to survey the number of students dropped out by periods and courses in recent years and to assess the impact of dropouts on IES management decisions. To meet the objective of the study, an exploratory and descriptive methodology with documentary analysis, qualitative and quantitative approach and case study was chosen. A questionnaire was used as a data collection tool for dropout students from the second semester of 2018 and the first semester of 2019. In the case studied, several variables were identified that motivated students to abandon the courses, however, four more relevant causes were pointed out: financial factors , unavailability of time, transfer to another HEI and change of city. The results pointed to the need to strengthen the strategies, focusing on the permanence of the student, in order to reduce dropout rates that generate impacts on management. In this way, a permanence management model for the researched HEI is proposed. 2020-02-17T20:58:18Z 2019-12-21 Dissertação SANTANA, Francirlene Belo Mendes de. Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso. 2019. 49 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ensino Superior no Brasil Evasão universitária Educação - Estudo e ensino Gestão de permanência Estudantes universitários ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão de Permanência Ensino Superior Causas da Evasão |
spellingShingle |
Ensino Superior no Brasil Evasão universitária Educação - Estudo e ensino Gestão de permanência Estudantes universitários ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão de Permanência Ensino Superior Causas da Evasão Santana, Francirlene Belo Mendes de Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso |
topic_facet |
Ensino Superior no Brasil Evasão universitária Educação - Estudo e ensino Gestão de permanência Estudantes universitários ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão de Permanência Ensino Superior Causas da Evasão |
description |
O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos,
com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação
de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO.
Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por períodos e por cursos nos
últimos anos e avaliar o impacto das evasões nas decisões da gestão da IES. Para
atender o objetivo do estudo optou-se pela metodologia exploratória e descritiva com
análise documental, abordagem qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foi
utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos
do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. No caso estudado foram
identificadas diversas variáveis que motivaram os alunos abandonarem os cursos,
entretanto, quatro causas mais relevantes foram apontadas: fatores financeiros,
indisponibilidade de tempo, transferência para outra IES e mudança de cidade. Os
resultados apontaram para necessidade de fortalecer as estratégias, com foco na
permanência do aluno, afim de reduzir as taxas de evasão que geram impactos na
gestão. Propõe-se desta forma um modelo de gestão de permanência para a IES
pesquisada. |
author_additional |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
author_additionalStr |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
format |
Dissertação |
author |
Santana, Francirlene Belo Mendes de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4694662892595005 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4694662892595005 |
title |
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso |
title_short |
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso |
title_full |
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso |
title_fullStr |
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso |
title_sort |
proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma ies privada: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2020 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673 |
_version_ |
1831969850752237568 |
score |
11.753735 |