Dissertação

A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Este estudo busca compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da prática de produção textual escrita do Ensino Fundamental Anos Finais no âmbito do Ensino Presencial por Mediação Tecnológica desenvolvido no Centro de Mídias de Educação do Amazonas à luz dos discursos sobre o ensino-apre...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Denilson Saturnino
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7691
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76912020-03-03T05:04:00Z A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas The written textual production in technology-mediated education in the context of Education Media Center of Amazonas Silva, Denilson Saturnino Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios http://lattes.cnpq.br/3099831800493250 http://lattes.cnpq.br/7211102809346198 Costa, Leonard Christy Souza http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Análise do discurso Língua portuguesa - Escrita Língua portuguesa (Ensino fundamental) LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA Produção Textual Escrita Tecnologia Ensino Presencial com Mediação Tecnológica Análise Dialógica do Discurso Este estudo busca compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da prática de produção textual escrita do Ensino Fundamental Anos Finais no âmbito do Ensino Presencial por Mediação Tecnológica desenvolvido no Centro de Mídias de Educação do Amazonas à luz dos discursos sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa materializados nos documentos dessa instituição e, assim, promover a reflexão e a crítica que possam colaborar para o aperfeiçoamento das aulas de produção textual que promovam o desenvolvimento da competência discursiva e colaborem para a formação do cidadão autônomo, crítico e capaz de interagir no meio em que vive. A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada, faz uso de uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista de base documental em diálogo com as concepções teóricas de Bakhtin (2011, 2014). Como resultado, constatou-se que parte das práticas de produção textual escrita coaduna com o processo de ensino-aprendizagem que segue a perspectiva proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998b), enquanto outras não. Também se verificou a existência de um embate entre o discurso da tradição e o discurso do novo reverberado nos Planos de Aulas e o fato de parte dos docentes ainda não compreender a proposta dos PCN (1998b) e da teoria do gênero discursivo, preferindo a abordagem teórica do gênero textual. The aim of this paper is to understand how the teaching-learning process takes place in the practice of written textual production of the Elementary School in the context of Education Media Center of Amazonas beyond the discourses of teaching-learning Portuguese language of this institution, thus, promote reflection and criticism that can collaborate for the improvement of textual production classes which promote the development of discursive competence and collaborate for the formation of autonomous, critical and capable of interacting citizens in the environment you live. The research is in the field of Applied Linguistics. It is a qualitative interpretative methodological approach based on Bakhtin's theoretical conceptions (2011, 2014). As a result, it was found that part of the written textual production practices is consistent with the teaching-learning process that follows the perspective proposed by the National Curriculum Parameters(1998b), while others are not. There was also a conflict between the discourse of tradition and the discourse of the new reverberated in the Lesson Plans and the fact that part of the teachers still do not understand the proposal of the PCN (1998b) and the theory of the discursive genre, preferring the approach theory of the textual genre. 2020-03-02T20:27:06Z 2019-11-28 Dissertação SILVA, Denilson Saturnino. A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas. 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Análise do discurso
Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
Produção Textual Escrita
Tecnologia
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica
Análise Dialógica do Discurso
spellingShingle Análise do discurso
Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
Produção Textual Escrita
Tecnologia
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica
Análise Dialógica do Discurso
Silva, Denilson Saturnino
A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
topic_facet Análise do discurso
Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
Produção Textual Escrita
Tecnologia
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica
Análise Dialógica do Discurso
description Este estudo busca compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da prática de produção textual escrita do Ensino Fundamental Anos Finais no âmbito do Ensino Presencial por Mediação Tecnológica desenvolvido no Centro de Mídias de Educação do Amazonas à luz dos discursos sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa materializados nos documentos dessa instituição e, assim, promover a reflexão e a crítica que possam colaborar para o aperfeiçoamento das aulas de produção textual que promovam o desenvolvimento da competência discursiva e colaborem para a formação do cidadão autônomo, crítico e capaz de interagir no meio em que vive. A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada, faz uso de uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista de base documental em diálogo com as concepções teóricas de Bakhtin (2011, 2014). Como resultado, constatou-se que parte das práticas de produção textual escrita coaduna com o processo de ensino-aprendizagem que segue a perspectiva proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998b), enquanto outras não. Também se verificou a existência de um embate entre o discurso da tradição e o discurso do novo reverberado nos Planos de Aulas e o fato de parte dos docentes ainda não compreender a proposta dos PCN (1998b) e da teoria do gênero discursivo, preferindo a abordagem teórica do gênero textual.
author_additional Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
author_additionalStr Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
format Dissertação
author Silva, Denilson Saturnino
author2 http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
author2Str http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
title A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_short A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_full A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_fullStr A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_full_unstemmed A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_sort produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do centro de mídias de educação do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691
_version_ 1781302529354629120
score 11.674684