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Dissertação
O PNAIC e a formação continuada de professoras alfabetizadoras: uma realidade no município de Humaitá - Amazonas
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no contexto da formação continuada de professoras alfabetizadoras, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Un...
Autor principal: | Vinente, Neila Gonçalves |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3578013683951320 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7729 |
Resumo: |
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Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no contexto da formação continuada de professoras alfabetizadoras, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas. Neste trabalho buscamos investigar o seguinte problema científico: De que forma o PNAIC poderá contribuir para a formação continuada de professoras alfabetizadoras diante do contexto da performatividade docente? Este problema alerta para a complexidade da profissão docente em que o professor é cobrado, vigiado e, na maioria das vezes, não tem tempo suficiente para se dedicar às reais necessidades de aprendizagem dos estudantes. O objetivo desta investigação foi compreender os contextos de produção das políticas formativas desenvolvidas pelo PNAIC, para professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Humaitá/Amazonas, no período de 2018 a 2019. O que significou a opção pelo referencial teórico e metodológico assentado no ciclo de políticas, construído por meio de pesquisa documental e de campo, com a utilização da observação participativa e a entrevista semiestruturada realizada com dez (10) participantes. A partir da análise dos achados, com base no ciclo de políticas, podemos concluir que o processo formativo via PNAIC se desenvolveu perante muitos entraves e dificuldades, havendo contratempos que foram desde a falta de locais disponíveis até a falta de tempo e material em quantidade adequada para realizar as atividades propostas; além da evasão/ausência de profissionais da educação no curso, em particular, os que eram concursados e atuavam na zona urbana. Neste processo, identificamos que as professoras alfabetizadoras vivenciaram muitos desafios e limitações relacionados ao trabalho com jogos e sequências didáticas devido à falta de recursos e materiais didáticos, que são escassos nas escolas/comunidades e não são disponibilizados em quantidade necessária pela Secretaria Municipal de Educação, assim como, a falta de apoio institucional às professoras. Dessa forma, foi possível verificar que as professoras alfabetizadoras articularam os diferentes conhecimentos e saberes desenvolvidos na formação, em cada espaço e contextos escolares, uma vez que nem sempre é possível contemplar todos os conteúdos e jogos produzidos no PNAIC em contexto escolar, pois há cobranças em relação aos conteúdos escolares, às provas, a prazos e outras demandas, o que acaba sobrecarregando as professoras com o excesso de burocratização e várias atividades que impactam sua vida por meio da performatividade.
Palavras-chave: PNAIC. Políticas de Formação. Formação continuada de Professoras. Ciclo de Políticas. |