Dissertação

Olimpíada de língua portuguesa: expectativas, interpretações e práticas na voz de professores de ensino médio do distrito 6 da zona norte de Manaus

Este trabalho teve como objetivo geral analisar a ação das oficinas de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa na voz de docentes de Língua Portuguesa e, como específicos, averiguar se as oficinas afetam a concepção docente em relação ao ensino da língua e como, investigar se as oficinas interfer...

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Autor principal: Souza Junior, Joaquim Bento de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5451722988955978
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7759
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-77592020-04-03T05:03:53Z Olimpíada de língua portuguesa: expectativas, interpretações e práticas na voz de professores de ensino médio do distrito 6 da zona norte de Manaus Souza Junior, Joaquim Bento de Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios http://lattes.cnpq.br/5451722988955978 http://lattes.cnpq.br/7211102809346198 Costa, Leonard Christy Souza http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Análise do discurso Língua portuguesa (Ensino médio) Olimpíada de língua portuguesa Língua portuguesa - Estudo e Ensino Prática profissional LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Olimpíada de língua portuguesa Ensino Formação continuada Oficinas de preparação Este trabalho teve como objetivo geral analisar a ação das oficinas de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa na voz de docentes de Língua Portuguesa e, como específicos, averiguar se as oficinas afetam a concepção docente em relação ao ensino da língua e como, investigar se as oficinas interferem na prática do docente de Língua Portuguesa e de que forma e apreender o papel das oficinas de formação da OLP para o docente de LP. O referencial teórico abordou questões históricas relacionadas ao ensino da Língua Materna na educação básica fundamentados em Brasil (1998; 2002), Freire (2004), Mendonça (2014) e Soares (2004), a Língua Portuguesa no Ensino Médio alicerçados em Antunes (2009), Brasil (2002; 2006; 2008; 2017 [1996]), Mendonça e Bunzen (2006) e Faraco (2008), a produção de textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa apoiado em Bunzen (2006), Geraldi (1997) e Marquesi (2014). Quanto à Olimpíada de Língua Portuguesa, foi embasada em Dolz (2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Marcuschi (2010); Rangel e Garcia (2012) e Setúbal (2008). Ancorada nesses aportes teóricos, a pesquisa baseou-se no paradigma qualitativo (CRESWEEL, 2007; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012; SEVERINO, 2007; STRAUSS; CORBIN, 2008), à luz de um estudo interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). Foram utilizados para geração a de dados a entrevista e dois questionários, sendo um de perfil e outro investigativo (LAKATOS; MARCONI, 2002; MONTEIRO, 2009). O contexto de realização da pesquisa foram três escolas de Ensino Médio do Distrito 6 da zona norte de Manaus. Os resultados indicaram que os professores veem a formação continuada como um “curso técnico”, de como dar aula, em outras palavras, um aporte que fornece conteúdos para que seja transmitido futuramente por eles nas aulas. Percebeu-se, também, a constituição de uma concepção absolutamente antagônica entre a visão tradicional e a atualmente em voga sobre o ensino da língua materna, emergindo na fala de um dos professores um certo orgulho em dizer “eu sou tradicional”, como se isso desse uma legitimidade ou uma qualidade diferenciada no ensino. This work had as general objective to analyze the action of the training workshops of the Portuguese Language Olympiad in the voice of Portuguese language teachers and, as specific, to verify if the workshops affect the teaching concept in relation to language teaching and how to investigate if workshops interfere in the practice of the Portuguese language teacher and how and learn the role of PLO training workshops for the LP teacher. The theoretical framework addressed historical issues related to the teaching of the Mother Language in basic education based in Brazil (1998; 2002), Freire (2004), Mendonça (2014) and Soares (2004), the Portuguese Language in High School based on Antunes (2009) ), Brazil (2002; 2006; 2008; 2017 [1996]), Mendonça and Bunzen (2006) and Faraco (2008), the production of texts written in Portuguese language classes supported by Bunzen (2006), Geraldi (1997) and Marquesi (2014). As for the Portuguese-speaking Olympics, it was based on Dolz (2011), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); Marcuschi (2010); Rangel and Garcia (2012) and Setúbal (2008). Anchored in these theoretical contributions, the research was based on the qualitative paradigm (CRESWEEL, 2007; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012; SEVERINO, 2007; STRAUSS; CORBIN, 2008), in the light of an interpretive study (BORTONI-RICARDO, 2008). Interviews and two questionnaires were used for data generation, one in profile and the other investigative (LAKATOS; MARCONI, 2002; MONTEIRO, 2009). The context of the research was three high schools in District 6 in the north of Manaus. The results indicated that teachers see continuing education as a “technical course”, about how to teach, in other words, a contribution that provides content to be transmitted in the future by them in class. It was also noticed the constitution of an absolutely antagonistic conception between the traditional view and the one currently in vogue about the teaching of the mother tongue, emerging in the speech of one of the teachers a certain pride in saying “I am traditional”, as if that give a legitimacy or a different quality in teaching. 2020-04-03T03:51:46Z 2019-11-28 Dissertação SOUZA JUNIOR, Joaquim Bento de. Olimpíada de língua portuguesa: expectativas, interpretações e práticas na voz de professores de ensino médio do distrito 6 da zona norte de Manaus. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7759 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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