Dissertação

Percepção ambiental de adolescentes sobre o manejo do pirarucu (Arapaima gigas) no interior do Amazonas

Com o intuito de contribuir com o plano de manejo do pirarucu (Arapaima gigas) no interior do Amazonas, propõe-se um estudo de caso, com o objetivo de analisar as percepções ambientais dos adolescentes que residem e convivem numa comunidade – localizada no entorno de um lago em Itacoatiara, Amazonas...

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Autor principal: Maia, Eliza de Castro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8114991803573014, 0000-0002-6870-0420
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7810
Resumo:
Com o intuito de contribuir com o plano de manejo do pirarucu (Arapaima gigas) no interior do Amazonas, propõe-se um estudo de caso, com o objetivo de analisar as percepções ambientais dos adolescentes que residem e convivem numa comunidade – localizada no entorno de um lago em Itacoatiara, Amazonas – que tem desenvolvido o manejo participativo do pirarucu. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma investigação qualitativa de abordagem descritiva e exploratória, a partir de uma estratégia multimétodos. Para identificar a percepção dos adolescentes, realizou-se a coleta de dados através da elaboração de mapa mental e entrevista semiestruturada. Na técnica de análise de dados utilizou-se a categorização, que consiste na classificação de elementos em categorias seguindo critérios previamente definidos. Essa análise constatou-se que a maioria dos adolescentes apresentou uma visão socioambiental através de elementos que tecem diversos significados e que contribuem com a própria história da comunidade São João do Araçá. Observou-se também que elencaram elementos antrópicos ou construídos para representar o meio ambiente. A maioria dos adolescentes apresentou conhecimento sobre a biologia e a ecologia do pirarucu, e soube identificar as principais ameaças à vida desses peixes. No geral, os adolescentes sabiam sobre a prática de manejo que acontece nessa comunidade; em contrapartida, poucos souberam argumentar sobre o que seria de fato o manejo de pesca. Portanto, ressalta-se aqui a importância de divulgar informações sobre as espécies conservadas em comunidades ribeirinhas e de propiciar oportunidades para a mudança das percepções dos adolescentes. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental surge como mediadora e como forma eficaz de ensinar e aprender, sensibilizar e garantir um mundo melhor, ambientalmente preservado e socialmente justo para as futuras gerações.