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Dissertação
Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por...
Autor principal: | Souza, Maria do Rosário de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5840364227740725 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849 |
Resumo: |
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Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia. |