Dissertação

Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas

Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Maria do Rosário de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7849
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78492020-07-25T05:04:00Z Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas Souza, Maria do Rosário de Vaz, Marcos André Braz http://lattes.cnpq.br/5840364227740725 http://lattes.cnpq.br/4734503770986416 Dullius, Ângela Isabel http://lattes.cnpq.br/9045765842523860 Lima, Renato Abreu http://lattes.cnpq.br/5164284305900865 Estatística educacional Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS Educação estatística Literacia estatística Teoria das Situações Didáticas Medidas de tendência central Ensino Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia. This work aimed to understand how the didactic sequences mobilize the Statistical Literacy of high school students from public schools in the city of Humaitá, Amazonas, Brazil. In order to achieve the aim of this research, we adopted the Theory of Didactic Situations proposed by Brousseau (1996, 2008) as a theoretical framework and Didactic Engineering described by Artigue (1996) as a methodological framework. The investigation has a qualitative approach and demands bibliographic research and field. Participated in this research, 29 students from the 2nd grade of high school. The activities with these students were developed in meetings through problem situations involving the statistical concepts of average, median and mode. Interviews and open questionnaires were carried out to validate the Theory of Didactic Situations through Didactic Engineering. It was observed that it was possible, for some groups of students, to mobilize statistical literacy at the cultural and functional scientific levels. Thus, we can say that the use of didactic sequences was positive for the mobilization of statistical literacy in the calculation and determination of descriptive measures of average, median and mode contextualized to the theme of technology. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2020-07-24T14:09:14Z 2020-04-03 Dissertação SOUZA, Maria do Rosário de. Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Estatística educacional
Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS
Educação estatística
Literacia estatística
Teoria das Situações Didáticas
Medidas de tendência central
Ensino
spellingShingle Estatística educacional
Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS
Educação estatística
Literacia estatística
Teoria das Situações Didáticas
Medidas de tendência central
Ensino
Souza, Maria do Rosário de
Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
topic_facet Estatística educacional
Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS
Educação estatística
Literacia estatística
Teoria das Situações Didáticas
Medidas de tendência central
Ensino
description Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia.
author_additional Vaz, Marcos André Braz
author_additionalStr Vaz, Marcos André Braz
format Dissertação
author Souza, Maria do Rosário de
author2 http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
author2Str http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
title Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_short Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_full Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_fullStr Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_full_unstemmed Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_sort letramento estatístico por meio de sequências didáticas no ensino médio em uma escola pública no sul do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849
_version_ 1831969883139604480
score 11.753735