Tese

Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas

Esta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa P...

ver descrição completa

Autor principal: Dolzane, Maria Ione Feitosa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5587361522839707, https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7876
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78762020-08-11T05:03:56Z Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas Dolzane, Maria Ione Feitosa Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/5587361522839707 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Dal Molin, Beatriz Helena http://lattes.cnpq.br/3457465179465183 Lima, Antonia Silva de http://lattes.cnpq.br/3164832298815671 Rebelo, Luiza Maria Bessa http://lattes.cnpq.br/3741861559208184 https://orcid.org/0000-0002-0428-5774 Professores - Formação Continuada Geopedagogia da imanência digital Educação - Efeito das inovações tecnológicas Práticas pedagógicas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Formação continuada Tecnologia digital Ambiente virtual Esta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa PNAIC-AM, como ressonância de uma experimentação singular no campo da Formação Continuada no Amazonas, concebida como processo de subjetivação a partir do agenciamento das tecnologias de comunicação digital em um movimento de construção de uma Geopedagogia da imanência Digital, constituindo-se em uma outra ambiência de formação continuada. Portanto, as considerações são apresentadas como um movimento em aberto resultante de uma rede de relações que envolveu muitos personagens com base na filosofia da diferença a partir de diferentes movimentos e seus desdobramentos, encontrando na cartografia, coerência representativa, visto que esta também faz parte da trama que fundamenta a concepção de imanência no plano do uso das NTICD como recurso para a gestão e formação continuada de professores do ensino básico no Amazonas. This research is the results of an analysis from Technology Formation Center – CEFORT-AM practices, starting from a study theoretical – empirical performed with the Difference of Philosophy, in a perspective of bookishs as Gilles Deleuze and Félix Gattari. The study presents the cartography from the program PNAIC – AM, as resonance from an singularxperimentation in the field of Continuing Teacher Training in Amazonas, conceived as a process of subjectivation as of support from digital communication in a motion of construction of a geopedagogy of digital immanence, composing another ambience of continuing training. Therefore, the considerations presented as an open movement resulting from a relation network involved many different characters based on a diference philosophy from many different movements and their respective deployments, finding in a cartography, representative coherence, whereas this one also it’s part of the plot that grounds the conception of immanence on the plan of using NTICD as a tool for management of continuing teacher training from basic education. Ce travail a été conçu par des analyses pédagogique du Centre de Formation Technologie d’Amazonas CEFORT-AM, à partir d’un 'étude théorique - empirique réalisé avec la philosophie de la différence sur la perspective des théoriciens Gilles Deleuze et Félix Guattari. Dans cette recherche intitulé géopédagogie de l’immanence digital: une autre ambiance de formation continue de maîtres, notre but est centré sur l’analyse de la cartographie du programme PNAIC-AM. Ce programme est une expérimentation singulier dans le cadre de formation continue de maîtres de l’état d’Amazonas au Brésil, créé avec l’utilisation des Technologies digitales avec l'idée de l’immanence digital. Donc le résultat est présenté comme un mouvement encore en cours, créé par des différentes personnages, en utilisant la cartographie et la philosophie de la différence comme base principal des nouvelles technologies de l’information et communication digital (NTICD) pour la formation continue de maîtres. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM Não encontrei dificuldades. Plataforma bem ergonômica. Parabéns!! 2020-08-10T21:37:05Z 2020-07-22 Tese DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
spellingShingle Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
Dolzane, Maria Ione Feitosa
Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
topic_facet Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
description Esta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa PNAIC-AM, como ressonância de uma experimentação singular no campo da Formação Continuada no Amazonas, concebida como processo de subjetivação a partir do agenciamento das tecnologias de comunicação digital em um movimento de construção de uma Geopedagogia da imanência Digital, constituindo-se em uma outra ambiência de formação continuada. Portanto, as considerações são apresentadas como um movimento em aberto resultante de uma rede de relações que envolveu muitos personagens com base na filosofia da diferença a partir de diferentes movimentos e seus desdobramentos, encontrando na cartografia, coerência representativa, visto que esta também faz parte da trama que fundamenta a concepção de imanência no plano do uso das NTICD como recurso para a gestão e formação continuada de professores do ensino básico no Amazonas.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Tese
author Dolzane, Maria Ione Feitosa
author2 http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
author2Str http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
https://orcid.org/0000-0002-0428-5774
title Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_short Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_full Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_fullStr Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_full_unstemmed Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
title_sort geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
_version_ 1831969888301744128
score 11.753735