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Dissertação
Reforço de Revestimento Asfáltico por meio de geogrelha fabricada com fibra de juta: estudo de uma proposta para o reforço de pavimento asfáltico por meio do uso de geogrelha de fibras de juta - Manaus/AM
O desígnio principal de uma estrutura de pavimento é garantir a trafegabilidade em qualquer época do ano e sob qualquer condição climática, proporcionando aos usuários conforto e segurança. O controle da reflexão de trincas em pavimentos é fundamental para o bom desempenho funcional e estrutural...
Autor principal: | Costa Filho, Abel de Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9843102711949491 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-78872023-10-28T05:03:44Z Reforço de Revestimento Asfáltico por meio de geogrelha fabricada com fibra de juta: estudo de uma proposta para o reforço de pavimento asfáltico por meio do uso de geogrelha de fibras de juta - Manaus/AM Costa Filho, Abel de Oliveira Campelo, Nilton de Souza http://lattes.cnpq.br/9843102711949491 http://lattes.cnpq.br/0154919359639550 Santana, Genilson Pereira http://lattes.cnpq.br/3304605845319238 Rocha, Francisco dos Santos Juta - Indústria Pavimentos de asfalto ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL Fibra de juta Geogrelha Camada asfáltica Cidade de Manaus O desígnio principal de uma estrutura de pavimento é garantir a trafegabilidade em qualquer época do ano e sob qualquer condição climática, proporcionando aos usuários conforto e segurança. O controle da reflexão de trincas em pavimentos é fundamental para o bom desempenho funcional e estrutural da via, bem como para a eficácia econômica da restauração do pavimento. Neste contexto, a aceitação do sistema de restauração com geogrelha de fibra natural de juta precisa ser estendida, pois a mesma exerce uma excelente alternativa para o controle de trincas na camada asfáltica. Neste trabalho apresentam-se os principais benefícios estruturais que tem trazido a inclusão das geogrelhas em obras de pavimentação asfáltica, dentro de um enfoque técnico-econômico. Nesta dissertação é apresentada uma proposta para o reforço de pavimento asfáltico com uma geogrelha manufaturada com fibra natural de juta. Através disto, verificamos o emprego deste material para evitar a reflexão de trincas entre um revestimento antigo e uma capa asfáltica nova. Para avaliar a reflexão de trincas foram ensaiados corpos de prova preparados com mistura asfáltica e geogrelha com fibra natural de juta. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de umidade induzida e também foi realizado a caracterização da fibra de juta em estudo, dentre outros ensaios aqui realizados foi realizado os ensaios de Marshall e puchamento de fibra em uma caixa de pequeno porte simulando a camada asfáltica com o intuito de provar sua resistência e a durabilidade do pavimento asfáltico. Com o resultado dos ensaios, obteve-se que a presença de geogrelha de fibra de juta pode ser incorporada em camada asfáltica, com isso a geogrelha de fibra de juta pode evitar a reflexão de trincas da camada inferior para a camada superior e aumenta a vida útil e resistência da camada. The main purpose of a pavement structure is to guarantee traffic at any time of the year and under any climatic condition, providing users with comfort and safety. The control of the reflection of cracks in pavements is fundamental for the good functional and structural performance of the road, as well as for the economic effectiveness of pavement restoration. In this context, the acceptance of the restoration system with natural jute fiber geogrid should be extended, as it provides an excellent alternative for the control of cracks in the asphalt layer. This paper presents the main structural benefits of including geogrids in asphalt paving works, within a technical-economic approach. This dissertation presents a proposal for the reinforcement of asphalt pavement with a geogrid manufactured with natural jute fiber. The use of this material was verified to avoid the reflection of cracks between an old coating and a new layer of asphalt. In order to evaluate the reflection of cracks, specimens prepared with asphalt mixture and natural jute fiber geogrid were tested. The specimens were subjected to induced moisture tests and the jute fiber under study was also characterized, Marshall's tests and fiber puching were performed in a small box simulating the asphalt layer in order to prove its strength and the durability of the asphalt pavement. With the results of the tests, it was obtained that the presence of a jute fiber geogrid can be incorporated in an asphalt layer, with that the jute fiber geogrid can prevent the reflection of cracks from the lower layer to the upper layer and increases the life usefulness and resistance of the layer. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2020-08-18T19:49:56Z 2019-12-13 Dissertação COSTA FILHO, Abel de Oliveira. Reforço de Revestimento Asfáltico por meio de geogrelha fabricada com fibra de juta : Estudo de uma proposta para o reforço de pavimento asfáltico por meio do uso de geogrelha de fibras de juta - Manaus/AM. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM). https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7887 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O desígnio principal de uma estrutura de pavimento é garantir a trafegabilidade em
qualquer época do ano e sob qualquer condição climática, proporcionando aos usuários conforto
e segurança. O controle da reflexão de trincas em pavimentos é fundamental para o bom
desempenho funcional e estrutural da via, bem como para a eficácia econômica da restauração
do pavimento. Neste contexto, a aceitação do sistema de restauração com geogrelha de fibra
natural de juta precisa ser estendida, pois a mesma exerce uma excelente alternativa para o
controle de trincas na camada asfáltica. Neste trabalho apresentam-se os principais benefícios
estruturais que tem trazido a inclusão das geogrelhas em obras de pavimentação asfáltica, dentro
de um enfoque técnico-econômico. Nesta dissertação é apresentada uma proposta para o reforço
de pavimento asfáltico com uma geogrelha manufaturada com fibra natural de juta. Através
disto, verificamos o emprego deste material para evitar a reflexão de trincas entre um
revestimento antigo e uma capa asfáltica nova. Para avaliar a reflexão de trincas foram
ensaiados corpos de prova preparados com mistura asfáltica e geogrelha com fibra natural de
juta. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de umidade induzida e também foi
realizado a caracterização da fibra de juta em estudo, dentre outros ensaios aqui realizados foi
realizado os ensaios de Marshall e puchamento de fibra em uma caixa de pequeno porte
simulando a camada asfáltica com o intuito de provar sua resistência e a durabilidade do
pavimento asfáltico. Com o resultado dos ensaios, obteve-se que a presença de geogrelha de
fibra de juta pode ser incorporada em camada asfáltica, com isso a geogrelha de fibra de juta
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