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Dissertação
Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional C...
Autor principal: | Costa, Philippe Nascimento da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2776846856448135 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929 |
Resumo: |
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Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são
estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as
filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à
construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos
estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo
de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos
documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que
impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A
pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados
históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de
aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões
diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico. |