Dissertação

Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio

Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional C...

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Autor principal: Costa, Philippe Nascimento da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2776846856448135
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico.