Dissertação

Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio

Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional C...

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Autor principal: Costa, Philippe Nascimento da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2776846856448135
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-79292020-09-22T05:04:05Z Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio Costa, Philippe Nascimento da Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/2776846856448135 http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Vasconcelos, Elizandra Rego de http://lattes.cnpq.br/1550272521787389 Silva, Marcelo Brito da http://lattes.cnpq.br/1081454717240143 Reforma do ensino Ensino médio Física (Ensino médio) Avaliação educacional Educação - Estudo e ensino CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Reforma Ensino médio Ciências BNCC Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico. This research presents a historical-political review of Brazilian education, some historical moments, the impacts on educational policies and the philosophies of science involved are studied, with the objective of understanding the process that led to the construction and implementation of a Common National Curriculum Base. We seek to establish parallels with the epistemic thoughts of science and analyze the type of science that the Base intends to teach, as there is no clarity on this point in the normative documents that reformulated the structure of high school, and that impact the teaching and learning process in the sciences from nature. The research was qualitative, an exploratory-investigative documentary study of historical data and education documents. It was noticed that the Base is loaded with positive aspects of science, but there are points that are more open to different views, not favoring a more critical science teaching. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2020-09-15T14:17:23Z 2019-05-08 Dissertação COSTA, Philippe Nascimento da. Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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