Dissertação

Estudo ecossistêmico sobre o aplicativo uber na cidade de Manaus: mobilidade urbana, redes e cibercidades

O presente estudo objetivou compreender como o serviço tecnológico Uber voltado à mobilidade urbana tem possibilitado novas dinâmicas sociais desde sua chegada em abril de 2017 na capital Amazonense. Em seus dois anos na cidade de Manaus a empresa conta com mais de 382 mil usuários, adentrando assim...

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Autor principal: Costa, Soraya Nurieh Auzier
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8488295033950563
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7934
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-79342020-09-17T05:03:45Z Estudo ecossistêmico sobre o aplicativo uber na cidade de Manaus: mobilidade urbana, redes e cibercidades Ecosystem study on the uber application in the city of manaus: urban mobility, networks and cibercities Estudio de ecosistemas sobre la aplicación uber en la ciudad de manaus: movilidad urbana, redes y ciberciudades Costa, Soraya Nurieh Auzier Gomes Júnior, Jonas da Silva http://lattes.cnpq.br/8488295033950563 http://lattes.cnpq.br/4613112222352174 Gonçalves, Gustavo Soranz http://lattes.cnpq.br/4114607555133728 Aplicativos móveis Ecossistemas comunicacionais Redes de comunicação Tecnologia de transporte Cibercidades CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO Redes Tecnologia Uber Ecossistemas comunicacionais Cibercidades O presente estudo objetivou compreender como o serviço tecnológico Uber voltado à mobilidade urbana tem possibilitado novas dinâmicas sociais desde sua chegada em abril de 2017 na capital Amazonense. Em seus dois anos na cidade de Manaus a empresa conta com mais de 382 mil usuários, adentrando assim em redes e conexões, não somente digitais, mas também sociais, urbanas, econômicas e culturais da sociedade manauara. Um dos grandes atrativos que o serviço dispõe são seus baixos valores de corridas, devido grande parte dos gastos necessários para uma estrutura física que faria uma empresa acontecer ser eliminado pela virtualidade e é exatamente assim que a empresa se apresenta, como uma ideia tecnológica que está mudando a malha logística das cidades sem possuir nenhum carro. Dessa forma, a empresa é vista como uma grande ameaça para os serviços mais tradicionais existentes dentro do mercado da mobilidade, como os táxis e transporte público, os quais marcaram o período de chegada do aplicativo de mobilidade com muitos protestos e mobilizações visando à proibição do serviço na cidade, em um momento onde essa tecnologia ainda não era regulamentada. Somente em 2018, o Congresso Nacional decretou e sancionou a Lei N.º 13.640, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros, com o intuito de estabelecer os meios necessários para efetivação de cobranças de tributos municipais pela prestação do serviço e demais normas para seu funcionamento. A forma como essas tecnologias de comunicação estão configurando e reconfigurando os espaços urbanos, as relações e práticas sociais, abrem a oportunidade de análisar os processos de virtualização das cidades e a presença dessas tecnologias digitais via aplicações na mediação de prestações de serviços. A pesquisa se constituiu através de levantamento bibliográfico, com fundamentações de autores e pesquisadores da área da comunicação, tecnologias e redes, visando perceber a implementação do serviço digital em uma realidade local sob a perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais e apoio da Teoria Ator-Rede, a fim de fortalecer e elevar os entendimentos de redes, sistemas e processos comunicacionais propostos pelo programa PPGCCOM/Ufam. Foram analisadas 30 matérias jornalísticas sobre o aplicativo em 3 portais de notícias locais no período de 2017, a partir do método de análise de conteúdo surgiram categorias que viabilizaram a obtenção de respostas para a pesquisa e visualização das interconexões, possibilitando o desenvolvimento de ilustrações em redes estabelecidas pela tecnologia Uber na cidade. Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo el servicio de tecnología Uber centrado en la movilidad urbana ha permitido nuevas dinámicas sociales desde su llegada en abril de 2017 a la capital de Amazonas. En sus dos años en la ciudad de Manaus, la compañía tiene más de 382 mil usuarios, entrando así en redes y conexiones, no solo digitales, sino también sociales, urbanas, económicas y culturales de la sociedad de Manauara. Una de las grandes atracciones que tiene el servicio es su bajo valor de funcionamiento, porque gran parte del gasto necesario para una estructura física que haría que una empresa se eliminara por la virtualidad y así es exactamente como se presenta la empresa, como una idea tecnológica que es cambiando la red logística de las ciudades sin tener ningún automóvil. Por lo tanto, la compañía es vista como una gran amenaza para los servicios más tradicionales dentro del mercado de la movilidad, como los taxis y el transporte público, que marcó la llegada de la aplicación de movilidad con muchas protestas y movilizaciones destinadas a prohibir lo servicio en la ciudad en un momento en que esta tecnología aún no estaba regulada. Solo en 2018, el Congreso Nacional promulgó y sancionó la Ley N° 13.640, que regula el transporte privado privado remunerado de pasajeros, con el propósito de establecer los medios necesarios para la recaudación de impuestos municipales para la prestación del servicio y otras reglas para su funcionamiento. La forma en que estas tecnologías de comunicación están configurando y reconfigurando espacios urbanos, relaciones sociales y prácticas, abre la oportunidad de analizar los procesos de virtualización de las ciudades y la presencia de estas tecnologías digitales mediado por aplicaciones en la mediación de servicios. La investigación se constituyó por un levantamiento bibliográfico, con fundamentos de autores e investigadores del área de comunicación, tecnologías y redes, con el objetivo de comprender la implementación del servicio digital en una realidad local desde la perspectiva de los ecosistemas comunicacionales y el apoyo de la teoría del actor-red, con el objetivo de fortalecer y aumentar la comprensión de las redes, sistemas y procesos de comunicación propuestos por el programa PPGCCOM/Ufam. Se analizaron treinta artículos periodísticos sobre la aplicación en tres portales de noticias locales en el periodo de 2017. Del método de análisis de contenido, surgieron categorías que permitieron obtener respuestas para la investigación y visualización de interconexiones, lo que permitió el desarrollo de ilustraciones de redes establecido por la tecnología Uber en la ciudad. 2020-09-16T17:28:13Z 2019-12-18 Dissertação COSTA, Soraya Nurieh Auzier. Estudo ecossistêmico sobre o aplicativo uber na cidade de Manaus: mobilidade urbana, redes e cibercidades. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7934 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
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