Dissertação

O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional em Educação Física na UFAM/Manaus: concepções entre o pensado no PPC e o vivido pelos licenciandos

A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do Desenvolvimento Profissional no contexto Amazônico, de licenciandos em Educação Física a partir do estágio curricular supervisionado realizado em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo teve como objetivo geral co...

ver descrição completa

Autor principal: Dias, Bruno da Silva Lima Antunes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3585439606768682, https://orcid.org/0000-0003-0538-4667
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
PPC
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7979
Resumo:
A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do Desenvolvimento Profissional no contexto Amazônico, de licenciandos em Educação Física a partir do estágio curricular supervisionado realizado em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo teve como objetivo geral compreender de que maneira o modelo de estágio curricular, preconizado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Educação Física, licenciatura, da Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus, tem contribuído para o desenvolvimento profissional, visando atender as demandas atuais da sociedade. Para concretização desta pesquisa, buscamos, ainda, refletir sobre os processos históricos e educacionais do curso de Educação Física e do estágio curricular no Brasil; identificar, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o perfil formativo, as competências, as habilidades, as concepções de estágio supervisionado e seus objetivos; identificar as concepções dos estudantes-professores acerca da importância do estágio supervisionado para o desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa (MINAYO, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), cujos resultados serão expressos com o aprofundamento dos fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação (BOGDAN e BIKLEN, 1994), do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 2013), em que privilegiamos, na fundamentação teórica, referências contextualizadas ao curso de Educação Física e o papel do estágio no processo de formação e desenvolvimento profissional, tais como Caparroz (2007), Castellani Filho (1988, 1991); Darido (2003), Taffarel (1993); (Silva (2007); Lima (2012); Pimenta (2009, 2012); Ghedin (2008, 2015); Freitas (1996); García (1999, 2009), e os decretos-lei do curso de Educação Física e estágio supervisionado, além das DCNs dos cursos de formação de professores e das DCN específica do curso de formação em Educação Física. Como procedimentos para coleta de dados, utilizaram-se a aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do trabalho, almejou-se evidenciar o estágio como uma atividade teórica e prática que aproxima o licenciando da realidade educacional, e colabora no desenvolvimento profissional referente à compreensão e à análise de seu espaço de inserção profissional ao procederem de maneira crítica, transformadora e criativa. Os resultados evidenciam que o curso pesquisado situa sua perspectiva formativa centrada na hegemonia da perspectiva instrumentalizadora da técnica, o que limita o desenvolvimento profissional. Apontam ainda, que estágio supervisionado assume caráter periférico sendo a parte prática no final do percurso formativo, indo na contramão do que as DCNs estabelecem: que os currículos tenham as atividades formativas e teórico-práticas diluídas na trajetória da formação inicial, minimizando, assim, o choque com a realidade. Os licenciandos entrevistados, na sua maioria, demonstraram desconhecer o PPC do curso, essencial na clarificação do perfil profissional desejado. Constatou-se, portanto, pela ótica dos entrevistados, que o estágio supervisionado realizado no último período do curso não possibilita uma articulação teórico-prático entre os saberes científicos dispostos na instância formadora com o campo de atuação. É pertinente a reorganização do desenho curricular, estabelecendo o componente curricular do estágio supervisionado como eixo articulador da formação inicial, permitindo-se, aos futuros professores de Educação Física, maior aproximação com seu exercício profissional, a fim de produzir e mobilizar os saberes inerentes ao pleno Desenvolvimento Profissional.