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Dissertação
O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional em Educação Física na UFAM/Manaus: concepções entre o pensado no PPC e o vivido pelos licenciandos
A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do Desenvolvimento Profissional no contexto Amazônico, de licenciandos em Educação Física a partir do estágio curricular supervisionado realizado em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo teve como objetivo geral co...
Autor principal: | Dias, Bruno da Silva Lima Antunes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3585439606768682, https://orcid.org/0000-0003-0538-4667 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7979 |
Resumo: |
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A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do Desenvolvimento
Profissional no contexto Amazônico, de licenciandos em Educação Física a partir do
estágio curricular supervisionado realizado em escolas da rede estadual de ensino,
na cidade de Manaus. Tal estudo teve como objetivo geral compreender de que
maneira o modelo de estágio curricular, preconizado no Projeto Pedagógico do Curso
(PPC) de Educação Física, licenciatura, da Universidade Federal do Amazonas,
campus Manaus, tem contribuído para o desenvolvimento profissional, visando
atender as demandas atuais da sociedade. Para concretização desta pesquisa,
buscamos, ainda, refletir sobre os processos históricos e educacionais do curso de
Educação Física e do estágio curricular no Brasil; identificar, no Projeto Pedagógico
do Curso (PPC) de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do
Amazonas (UFAM), o perfil formativo, as competências, as habilidades, as
concepções de estágio supervisionado e seus objetivos; identificar as concepções dos
estudantes-professores acerca da importância do estágio supervisionado para o
desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa
(MINAYO, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), cujos resultados serão expressos com o
aprofundamento dos fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação
(BOGDAN e BIKLEN, 1994), do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 2013), em que
privilegiamos, na fundamentação teórica, referências contextualizadas ao curso de
Educação Física e o papel do estágio no processo de formação e desenvolvimento
profissional, tais como Caparroz (2007), Castellani Filho (1988, 1991); Darido (2003),
Taffarel (1993); (Silva (2007); Lima (2012); Pimenta (2009, 2012); Ghedin (2008,
2015); Freitas (1996); García (1999, 2009), e os decretos-lei do curso de Educação
Física e estágio supervisionado, além das DCNs dos cursos de formação de
professores e das DCN específica do curso de formação em Educação Física. Como
procedimentos para coleta de dados, utilizaram-se a aplicação de questionário e
entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do trabalho, almejou-se
evidenciar o estágio como uma atividade teórica e prática que aproxima o licenciando
da realidade educacional, e colabora no desenvolvimento profissional referente à
compreensão e à análise de seu espaço de inserção profissional ao procederem de
maneira crítica, transformadora e criativa. Os resultados evidenciam que o curso
pesquisado situa sua perspectiva formativa centrada na hegemonia da perspectiva
instrumentalizadora da técnica, o que limita o desenvolvimento profissional. Apontam
ainda, que estágio supervisionado assume caráter periférico sendo a parte prática no
final do percurso formativo, indo na contramão do que as DCNs estabelecem: que os
currículos tenham as atividades formativas e teórico-práticas diluídas na trajetória da
formação inicial, minimizando, assim, o choque com a realidade. Os licenciandos
entrevistados, na sua maioria, demonstraram desconhecer o PPC do curso, essencial
na clarificação do perfil profissional desejado. Constatou-se, portanto, pela ótica dos
entrevistados, que o estágio supervisionado realizado no último período do curso não
possibilita uma articulação teórico-prático entre os saberes científicos dispostos na
instância formadora com o campo de atuação. É pertinente a reorganização do
desenho curricular, estabelecendo o componente curricular do estágio supervisionado
como eixo articulador da formação inicial, permitindo-se, aos futuros professores de
Educação Física, maior aproximação com seu exercício profissional, a fim de produzir
e mobilizar os saberes inerentes ao pleno Desenvolvimento Profissional. |