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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Po...
Autor principal: | DIAS, Jeferson Ataide |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812 |
Resumo: |
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Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na
formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do
Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende
analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico
em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades
da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na
formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do
Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do
PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do
mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da
formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional
no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando
como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de
Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da
educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os
resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o
curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de
duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta
referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de
atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das
abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas
referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos
sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de
formação ampla pelo curso. |