Tese

Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade no ensino-aprendizagem de Geografia : a compreensão do conceito de bioma Amazônia

A presente tese traz os resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade no ensino-aprendizagem de Geografia: a compreensão do conceito de bioma Amazônia” desenvolvida em uma escola da rede privada de ensino de Manaus/AM, com a participação...

ver descrição completa

Autor principal: Godinho, Jones
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3361271851276916, https://orcid.org/0000-0002-5774-1278
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7999
Resumo:
A presente tese traz os resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade no ensino-aprendizagem de Geografia: a compreensão do conceito de bioma Amazônia” desenvolvida em uma escola da rede privada de ensino de Manaus/AM, com a participação de 38 estudantes do 7º Ano. Tal experiência insere-se no contexto da linha de pesquisa ‘Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM) e teve por objetivo compreender como os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade orientadores de práticas pedagógicas promotoras de autonomia, podem contribuir para a construção dos conceitos geográficos, instrumentalizando os estudantes do 7º Ano na compreensão da realidade. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sobre os temas da Teoria HistóricoCultural e Teoria da Atividade, aliados à Geografia Escolar, buscando articulá-los, a fim de, por meio da leitura e interpretação da realidade concreta, proporcionar um caminho metodológico de ensino-aprendizagem capaz de instrumentalizar professores e alunos na construção do conhecimento contextual, real e autônomo. A fim de realizar uma interlocução entre a Educação Geográfica e a Teoria Histórico-cultural e da Atividade, buscamos, com esta pesquisa, responder à seguinte problemática: de que forma os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade podem contribuir para o processo de construção dos conceitos geográficos, instrumentalizando os estudantes do 7º Ano na compreensão da realidade? No nosso trabalho, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) discutir, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade, os elementos objetivos e subjetivos motivadores da aprendizagem; b) conhecer a percepção e o nível de interação dos estudantes em relação aos conceitos e elementos que compõem o contexto amazônico; c) identificar como as atividades de estudo e pesquisa nas aulas de Geografia contribuem para a geração de necessidades e a apropriação dos conceitos referentes à realidade amazônica. Partindo disso, buscamos discutir, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade, os elementos objetivos e subjetivos motivadores da aprendizagem, o que nos serviu também de autoconhecimento, visto que todos os seres humanos estão nesse processo, independentemente da idade ou do estágio cognitivo em que se encontram. Para tanto, a produção dos dados se deu por meio da ministração de aulas de Geografia sobre os temas Região Norte e Amazônia, além de atividades pedagógicas como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, a construção de mapas mentais, e a resposta a questionários. Os resultados evidenciam a tese de que os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade, aliados às práticas pedagógicas, contribuem para a apropriação dos conceitos geográficos pelos estudantes, na compreensão da realidade concreta e na ressignificação do trabalho docente.