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Tese
Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade no ensino-aprendizagem de Geografia : a compreensão do conceito de bioma Amazônia
A presente tese traz os resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade no ensino-aprendizagem de Geografia: a compreensão do conceito de bioma Amazônia” desenvolvida em uma escola da rede privada de ensino de Manaus/AM, com a participação...
Autor principal: | Godinho, Jones |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3361271851276916, https://orcid.org/0000-0002-5774-1278 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7999 |
Resumo: |
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A presente tese traz os resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Contribuições da
Teoria Histórico-Cultural e da Atividade no ensino-aprendizagem de Geografia: a compreensão do conceito de bioma Amazônia” desenvolvida em uma escola da rede privada
de ensino de Manaus/AM, com a participação de 38 estudantes do 7º Ano. Tal experiência insere-se no contexto da linha de pesquisa ‘Formação e Práxis do(a) Educador(a)
Frente aos Desafios Amazônicos’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM) e teve por objetivo compreender como
os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade orientadores de práticas pedagógicas promotoras de autonomia, podem contribuir para a construção dos conceitos
geográficos, instrumentalizando os estudantes do 7º Ano na compreensão da realidade.
Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sobre os temas da Teoria HistóricoCultural e Teoria da Atividade, aliados à Geografia Escolar, buscando articulá-los, a fim
de, por meio da leitura e interpretação da realidade concreta, proporcionar um caminho
metodológico de ensino-aprendizagem capaz de instrumentalizar professores e alunos
na construção do conhecimento contextual, real e autônomo. A fim de realizar uma interlocução entre a Educação Geográfica e a Teoria Histórico-cultural e da Atividade, buscamos, com esta pesquisa, responder à seguinte problemática: de que forma os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade podem contribuir para o processo de
construção dos conceitos geográficos, instrumentalizando os estudantes do 7º Ano na
compreensão da realidade? No nosso trabalho, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) discutir, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade,
os elementos objetivos e subjetivos motivadores da aprendizagem; b) conhecer a percepção e o nível de interação dos estudantes em relação aos conceitos e elementos que
compõem o contexto amazônico; c) identificar como as atividades de estudo e pesquisa
nas aulas de Geografia contribuem para a geração de necessidades e a apropriação dos
conceitos referentes à realidade amazônica. Partindo disso, buscamos discutir, com base
nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade, os elementos objetivos e
subjetivos motivadores da aprendizagem, o que nos serviu também de autoconhecimento, visto que todos os seres humanos estão nesse processo, independentemente da
idade ou do estágio cognitivo em que se encontram. Para tanto, a produção dos dados
se deu por meio da ministração de aulas de Geografia sobre os temas Região Norte e
Amazônia, além de atividades pedagógicas como o desenvolvimento de um projeto de
pesquisa, a construção de mapas mentais, e a resposta a questionários. Os resultados
evidenciam a tese de que os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade,
aliados às práticas pedagógicas, contribuem para a apropriação dos conceitos geográficos pelos estudantes, na compreensão da realidade concreta e na ressignificação do
trabalho docente. |