Dissertação

Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Os impactos negativos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nas Atividades de Vida Escolar (AVE) de estudantes são inegáveis, o Amazonas chama a atenção com seus índices alarmantes de alta prevalência deste transtorno em crianças e adolescentes. À luz da Educação Especial e Inclusão...

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Autor principal: Maia, Samia Darcila Barros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0032683197971095, https://orcid.org/0000-0003-0863-1432
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8004
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80042020-11-17T05:04:09Z Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Maia, Samia Darcila Barros Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/0032683197971095 http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Magalhães, Lívia Castro http://lattes.cnpq.br/1152950813115141 Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 https://orcid.org/0000-0003-0863-1432 Educação inclusiva - Manaus (AM) Capacidade motora Apraxia - Manaus (AM) Educação Especial - Manaus (AM) CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação Percepção Docente Transtornos da Habilidade Motora Educação Inclusiva Contexto Amazônico Os impactos negativos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nas Atividades de Vida Escolar (AVE) de estudantes são inegáveis, o Amazonas chama a atenção com seus índices alarmantes de alta prevalência deste transtorno em crianças e adolescentes. À luz da Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico a invisibilidade desse transtorno nos chama a atenção para o possível negligenciamento e exclusão destes alunos nas escolas públicas estaduais da cidade de Manaus-AM. Destarte, nosso objetivo foi conhecer a percepção docente quanto ao desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC), amparados nos marcos legais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEPEI). Participaram 11 docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, entrevistados a respeito de seus alunos (4 adolescentes identificados com pTDC e 4 adolescentes livres dessa condição). Utilizamos, como instrumento a Entrevista Narrativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de um Metatexto dividido nas seguintes categorias: Percepção inicial do docente sobre o aluno; A quê/quem o docente atribui as características do aluno; e Atitudes tomadas pelos docentes. Concluímos que os docentes percebem comportamentos, ações e atitudes que estão relacionados ao TDC, porém, não intervêm nem orientam ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados. Outras percepções foram trazidas à tona o que sugere a necessidade do investimento em pesquisas, no âmbito escolar e contemplando a realidade amazônica, envolvendo a criança e o adolescente com TDC, tais como a percepção da família; como obter orientações e auxílio para lidar com tal condição. The negative impacts of Developmental Disorder of Coordination (DCD) on school life activities (SLA) of students are undeniable, Amazonas draws attention with its alarming rates of high prevalence of this disorder in children and adolescents. In the light of Special Education and Inclusion in the Amazonian Context, the invisibility of this disorder calls our attention to the possible neglect and exclusion of these students in state public schools in the city of Manaus-AM. Thus, our objective was to get to know the teaching perception regarding the school performance of adolescents with probable Developmental Disorder of Coordination (pDCD), supported by the legal frameworks of the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (NPSEPIE). Eleven teachers from the Portuguese Language, Mathematics and Physical Education disciplines working in Elementary School II participated, interviewed about their students (4 adolescents identified with pDCD and 4 adolescents free from this condition). As a tool, we used the Narrative Interview and the data were analyzed using the Textual Discourse Analysis (TDA) of a Metatext divided into the following categories: Initial perception of the teacher about the student; To whom / whom does the teacher attribute the student's characteristics; and Attitudes taken by teachers. We conclude that teachers perceive behaviors, actions and attitudes that are related to DCD, however, they do not intervene or effectively guide or assist adolescents because they are unaware of the phenomenon and the factors associated with it. Other perceptions were brought up which suggests the need for investment in research, in the school context and contemplating the Amazonian reality, involving children and adolescents with DCD, such as the perception of the family; how to obtain guidance and assistance in dealing with such a condition. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2020-11-16T20:13:56Z 2020-08-03 Dissertação MAIA, Samia Darcila Barros. Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8004 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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