Tese

Efeitos de uma intervenção pedagógica na habilidade de escrita manual e autoeficácia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta a coordenação motora e habilidades motoras finas em crianças, com interferências negativas na habilidade de escrita manual e sentimentos de autoeficácia. O objetivo principal deste estudo foi investigar se a intervenção pedagógica interfere na es...

ver descrição completa

Autor principal: Maia, Samia Darcila Barros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0032683197971095, https://orcid.org/0000-0003-0863-1432
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10830
Resumo:
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta a coordenação motora e habilidades motoras finas em crianças, com interferências negativas na habilidade de escrita manual e sentimentos de autoeficácia. O objetivo principal deste estudo foi investigar se a intervenção pedagógica interfere na escrita manual e nos aspectos de autoeficácia de crianças com TDC. A pesquisa foi conduzida em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Manaus-Amazonas, participaram crianças com idade entre 8 anos e 11 anos e 11 meses. Tratou-se de uma pesquisa de associação com interferência entre variáveis, que estudou a relação de causa e efeito. Tivemos a intervenção pedagógica como variável independente e como como variáveis dependentes a escrita à mão e autoeficácia. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva e inferencial com cálculo do tamanho do efeito. Os resultados a respeito do protocolo de intervenção pedagógica foram estatisticamente promissores em ambos os aspectos (proficiência em escrita e autoeficácia), confirmando a hipótese este estudo com efeito de magnitude grande, apresentando um efeito de tamanho grande estatisticamente e nos revelando a eficácia deste protocolo de intervenção e de seus benefícios práticos para promoção de uma educação escolar mais inclusiva, minimizando os efeitos negativos do TDC nas AVE dos alunos participantes deste estudo.