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Dissertação
A constituição para a docência e o estágio supervisionado das licenciaturas em ciências biológicas: um estudo comparativo em instituições públicas de Manaus, Amazonas
O presente estudo visou analisar o papel do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de compreender como ocorre, nesta etapa, a formação dos professores de Biologia. A pesquisa teve como corpus a legislação vigente sobre a formação de professores e sobre o es...
Autor principal: | Cruz, Henrique Rogério Rocha da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3754698356923491 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8108 |
Resumo: |
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O presente estudo visou analisar o papel do estágio supervisionado no
curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de compreender como
ocorre, nesta etapa, a formação dos professores de Biologia. A pesquisa teve
como corpus a legislação vigente sobre a formação de professores e sobre o
estágio supervisionado, os projetos pedagógicos, os planos de ensino dos
cursos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Manaus e também
questionários aplicados a estagiários e professores supervisores dos estágios
supervisionados I e IV. Os resultados da pesquisa indicam que as licenciaturas
analisadas apresentam características próprias de cada instituição. Os Projetos
Pedagógicos contemplam aspectos determinados pela resolução em vigor.
Ressaltam a preocupação com o licenciando em desenvolver uma prática
investigativa de sua realidade, analisando sua prática docente sempre de forma
crítica. As instituições apresentam regência apenas como um momento para o
estagiário ministrar aulas sem considerar a postura investigativa. Os Planos de
Ensino apresentam consonância com as diretrizes solicitadas pelos
documentos oficiais, embora com alguns traços do modelo tecnicista. Nas
instituições, o estágio inicia partir do quinto período, com a observação no
estágio inicial e a regência no último estágio. Ocorre a realização de atividades
como leitura de textos e discussão, exposição de experiências vivenciadas
pelos estagiários nas escolas, produções textuais, relatórios de estágio,
aplicação de projetos de intervenção e/ou produção de artigos. Os estagiários
sugeriram maior aproximação entre universidade e a escola, mais tempo para
elaborar as práticas pedagógicas; aumentar o tempo do estagiário na escola;
solucionar possíveis imprevistos que atrapalham o plano de estágio, como a
greve; escolas mais próximas de suas residências; igualar os calendários entre
universidade e escola; Os professores supervisores fazem a acolhida ao
estagiário, disponibilizam o conteúdo programático da disciplina; orientam para
elaboração e correção de atividades e avaliações; alguns contestam a
ausência do professor orientador na escola pra um acompanhamento mais
rigoroso do estagiário. |