Dissertação

O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico

A inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, vem sendo assegurados pelos instrumentos legais (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011; BRASIL, 2015) que orientam os sistemas d...

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Autor principal: Ferreira, Dorimar Gomes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9859226825841227, https://orcid.org/0000-0001-6622-0047
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-81432023-01-11T14:46:17Z O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico Ferreira, Dorimar Gomes Santos, João Otacílio Libardoni dos http://lattes.cnpq.br/9859226825841227 http://lattes.cnpq.br/1487941865277973 Matos, Maria Almerinda de Souza http://lattes.cnpq.br/5590755531194676 Cardoso, Fernando Luiz http://lattes.cnpq.br/3652915478113832 https://orcid.org/0000-0001-6622-0047 Inclusão escolar Educação inclusiva Atendimento Educacional Especializado Práticas inclusivas Distúrbios da aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS Inclusão Escolar Sala de Recurso Multifuncional Acesso Permanência A inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, vem sendo assegurados pelos instrumentos legais (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011; BRASIL, 2015) que orientam os sistemas de ensino e garantem a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais. Estas, apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular, sofrem restrições em relação aos seus processos de escolarização devido ao desconhecimento de suas características de aprendizagem, tanto nas classes comuns do ensino regular, como no atendimento educacional especializado, principalmente em regiões distantes de grandes centros. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo conhecer como ocorre o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da educação especial nas Salas de Recursos Multifuncionais, a partir do olhar dos professores. Delineado pela abordagem Qualitativa de caráter Descritiva, a pesquisa buscou compreender esta realidade nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no Sul do Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba, os quais possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) sob gerência da SEDUC-AM. Fizeram parte da pesquisa professores do AEE. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Analisamos os dados a partir da Estatística Descritiva e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Neste estudo, constatamos a partir dos relatos dos professores, dificuldades quanto ao acesso e permanência destes alunos nas SRM’s, principalmente com a família, pois as formas de aproximação não estão contribuindo ainda para que a família se perceba como parte importante no processo de inclusão. Percebemos esforços de práticas inclusivas, mas na maioria das vezes, são realizadas somente pelos professores do AEE. The school inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness, the target audience of Special Education, has been ensured by legal instruments (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011a; BRASIL, 2015a ) that guide the education systems and guarantee the offer of Specialized Educational Service (AEE) in Multifunctional Resource Rooms. These, despite having guaranteed access to regular education, suffer restrictions regarding to to their schooling processes due to the lack of knowledge of their learning characteristics, both in the common classes of regular education, and in specialized educational assistance, especially in regions far from large centers. Thus, the present study aimed to know how the access and permanence of the target students of Special Education in the Multifunctional Resource Room occurs, from the perspective of the teachers. Outlined by the Qualitative approach of a Descriptive character, the research sought to understand this reality in municipalities of the Microregion of the Madeira River, in the South of Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí and Borba, which have a Multifunctional Resource Room (SRMs) under management of SEDUC-AM. AEE teachers were part of the research. For data collection, a semi-structured interview script was used. We analyzed the data from Descriptive Statistics and Content Analysis (BARDIN, 2009). In this study, we found, from the teachers' reports, difficulties regarding the access and permanence of these students in the SRM’s, mainly with the family, because the ways of approaching is not yet contributing for the family to perceive itself as an important part in the inclusion process. We perceive inclusive practice efforts, but most of the time, they are carried out only by the teachers of the AEE. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM 2021-03-02T02:27:03Z 2020-10-27 Dissertação FERREIRA, Dorimar Gomes. O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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