Dissertação

Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)

Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre as experiências de teatro na cidade de Manaus vivenciadas por estudantes da educação básica, na década de 1980. A mesma está delimitada no período de 1983 a 1990, período em que foi desenvolvido pela SEDUC/AM, através da extinta Coordenadoria de Assun...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Francenilza Viana de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4925753652964975, https://orcid.org/0000-0002-1798-7492
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8168
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8168
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-81682021-03-19T05:03:44Z Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990) Silva, Francenilza Viana de Souza Costa, Selda Vale da http://lattes.cnpq.br/4925753652964975 http://lattes.cnpq.br/6121537994767311 Pozzetti, Gislaine Regina http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 Ribeiro, Odenei de Souza http://lattes.cnpq.br/3632397138574065 https://orcid.org/0000-0002-1798-7492 Educação básica Artes Cênicas Artes cênicas e crianças Teatro estudantil Teatro - Manaus CIÊNCIAS HUMANAS Ensino de Arte Teatro-educação Teatro estudantil Anos oitenta Manaus Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre as experiências de teatro na cidade de Manaus vivenciadas por estudantes da educação básica, na década de 1980. A mesma está delimitada no período de 1983 a 1990, período em que foi desenvolvido pela SEDUC/AM, através da extinta Coordenadoria de Assuntos Culturais - CAC, o Projeto Centro de Artes nas Escolas, que tinha como uma de suas ações a realização anual da Mostra Estudantil de Artes Cênicas. Portanto, o objetivo teve como foco principal investigar as ações teatrais desenvolvidas através da Mostra Estudantil de Artes Cênicas e suas contribuições para o fomento da produção artística teatral nas escolas públicas de Manaus. O mapeamento das ações realizadas nas oito edições da Mostra evidenciou que houve a participação de escolas de diferentes regiões da cidade de Manaus com grupos de teatro estudantil constituídos, e um número significativo de espetáculos teatrais apresentados por estudantes da educação básica, tanto na modalidade do teatro físico, como de teatro de bonecos. A partir das análises das narrativas dos sujeitos, evidenciou-se que as experiências vividas tiveram impactos diferenciados na percepção dos mesmos, com o reconhecimento de que o Projeto foi uma importante ação na área do teatro-educação, sem deixarem de pontuar as dificuldades e possibilidades de realização. Diante das análises realizadas, conclui-se que o teatro estudantil tem um lugar significativo no contexto da história do teatro na cidade de Manaus nos anos 1980, e as falas dos protagonistas dessa ação evidenciam que alguns deles definiram trajetórias profissionais a partir dessa experiência, em outras palavras, o teatro guiou seus rumos profissionais, o que significa que, de modo geral, o desenvolvimento da arte e, de modo específico, o desenvolvimento do teatro nas escolas são ações relevantes no processo de formação. This dissertation is a result of research of theater experiences in Manaus city, lived by basic education students in 1980s. Research was delimited in period from 1983 to 1990, a period which was developed by SEDUC / AM, through from defunct Cultural Affairs Coordination - CAC, the project "Arts Center in Schools" which had as one of its actions, the annual holding of "Student Exhibition of scenics Arts". Therefore, the main focus of this research was investigate the theatrical actions developed through the "Student Exhibition of Scenics Arts" and their contributions to funding of theatrical artistic production in Manaus public schools. Specifically, was made a mapping of the actions taken in the eight editions of "Student Exhibition of Scenics Arts" in Manaus, in a historical, political and cultura contextl of 1980s, and through the narratives of the subjects involved in the coordination and realization of this action, we seek to know their perceptions regarding the experience with student theater in the proposed period, your limits and possibilities, as well as the reasons that led to the non-continuity of the project. Methodologically, a qualitative approach was used as a reference, through bibliographic and documentary research, and semi-structured interviews with research subjects. The mapping evidenced that was participation of schools from different regions of Manaus city with constituted student theater groups, and a significant number of theatrical performances presented by basic education students, both in the form of physical theater, as well as puppet theater. From the analysis of the subjects' narratives, was evidenced that the experiences lived by had different impacts in their perception, with recognition that project was an important action in theater-education area, without let to point the difficulties and possibilities of realization. Considering analyzes realized, was concluded that student theater has a significant place in the context of theater history in Manaus city in 1980s, and speeches of the protagonists of this action showed that some of them defined their professional trajectories based on that experience, in other words, the theater guided their professional direction, which means that the art development, and in a specific way theater in schools, is a relevant action in the Education Process. 2021-03-18T15:23:08Z 2020-10-23 Dissertação SILVA, Francenilza Viana de Souza. Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990). 2020.188 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8168 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação básica
Artes Cênicas
Artes cênicas e crianças
Teatro estudantil
Teatro - Manaus
CIÊNCIAS HUMANAS
Ensino de Arte
Teatro-educação
Teatro estudantil
Anos oitenta
Manaus
spellingShingle Educação básica
Artes Cênicas
Artes cênicas e crianças
Teatro estudantil
Teatro - Manaus
CIÊNCIAS HUMANAS
Ensino de Arte
Teatro-educação
Teatro estudantil
Anos oitenta
Manaus
Silva, Francenilza Viana de Souza
Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)
topic_facet Educação básica
Artes Cênicas
Artes cênicas e crianças
Teatro estudantil
Teatro - Manaus
CIÊNCIAS HUMANAS
Ensino de Arte
Teatro-educação
Teatro estudantil
Anos oitenta
Manaus
description Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre as experiências de teatro na cidade de Manaus vivenciadas por estudantes da educação básica, na década de 1980. A mesma está delimitada no período de 1983 a 1990, período em que foi desenvolvido pela SEDUC/AM, através da extinta Coordenadoria de Assuntos Culturais - CAC, o Projeto Centro de Artes nas Escolas, que tinha como uma de suas ações a realização anual da Mostra Estudantil de Artes Cênicas. Portanto, o objetivo teve como foco principal investigar as ações teatrais desenvolvidas através da Mostra Estudantil de Artes Cênicas e suas contribuições para o fomento da produção artística teatral nas escolas públicas de Manaus. O mapeamento das ações realizadas nas oito edições da Mostra evidenciou que houve a participação de escolas de diferentes regiões da cidade de Manaus com grupos de teatro estudantil constituídos, e um número significativo de espetáculos teatrais apresentados por estudantes da educação básica, tanto na modalidade do teatro físico, como de teatro de bonecos. A partir das análises das narrativas dos sujeitos, evidenciou-se que as experiências vividas tiveram impactos diferenciados na percepção dos mesmos, com o reconhecimento de que o Projeto foi uma importante ação na área do teatro-educação, sem deixarem de pontuar as dificuldades e possibilidades de realização. Diante das análises realizadas, conclui-se que o teatro estudantil tem um lugar significativo no contexto da história do teatro na cidade de Manaus nos anos 1980, e as falas dos protagonistas dessa ação evidenciam que alguns deles definiram trajetórias profissionais a partir dessa experiência, em outras palavras, o teatro guiou seus rumos profissionais, o que significa que, de modo geral, o desenvolvimento da arte e, de modo específico, o desenvolvimento do teatro nas escolas são ações relevantes no processo de formação.
author_additional Costa, Selda Vale da
author_additionalStr Costa, Selda Vale da
format Dissertação
author Silva, Francenilza Viana de Souza
author2 http://lattes.cnpq.br/4925753652964975
https://orcid.org/0000-0002-1798-7492
author2Str http://lattes.cnpq.br/4925753652964975
https://orcid.org/0000-0002-1798-7492
title Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)
title_short Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)
title_full Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)
title_fullStr Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)
title_full_unstemmed Teatro-Educação: Mostra Estudantil de Artes Cênicas em Manaus (1983-1990)
title_sort teatro-educação: mostra estudantil de artes cênicas em manaus (1983-1990)
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8168
_version_ 1831969938357616640
score 11.753735