/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores
A avaliação é uma etapa importante dentro do processo de ensino e aprendizagem, pois através dela é possível mensurar a aprendizagem dos estudantes sobre o conteúdo abordado. A avaliação dos estudantes através da aplicação de questionários de múltipla escolha em ambientes virtuais é uma das tarefas...
Autor principal: | Portela, Adelson Menezes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2534892668468874 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8214 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8214 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82142021-04-11T05:04:25Z Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores Portela, Adelson Menezes Oliveira, Elaine Harada Teixeira de http://lattes.cnpq.br/2534892668468874 http://lattes.cnpq.br/6553721651836761 Oliveira, David Braga Fernandes de http://lattes.cnpq.br/9561812825173697 Primo, Thiago Thompsen http://lattes.cnpq.br/5641514282351546 Ensino e aprendizagem Ambientes virtuais de ensino Análise de aprendizagem Plataforma virtual de educação Plataforma SIGNAL CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Learning Analytics Avaliação da Aprendizagem Apoio à Avaliação A avaliação é uma etapa importante dentro do processo de ensino e aprendizagem, pois através dela é possível mensurar a aprendizagem dos estudantes sobre o conteúdo abordado. A avaliação dos estudantes através da aplicação de questionários de múltipla escolha em ambientes virtuais é uma das tarefas dos professores, entretanto, o processo de avaliação da aprendizagem fica restrito as informações que são comumente fornecidas pela plataforma, sendo que no geral essas informações se restringem a pontuação obtida pelos alunos de acordo com a quantidade de questões marcadas corretamente. A grande quantidade de dados gerados pelos alunos a partir do uso desses sistemas pode fornecer um conjunto muito maior de informações úteis para os professores e gestores, entretanto, buscar e analisar essas informações se torna uma tarefa inviável de ser realizada manualmente, tendo em vista o volume de dados disponíveis. Nesse aspecto, este projeto usou técnicas de Learning Analytics para a geração de análises e estruturas visuais que facilitem a compreensão de professores e gestores sobre os dados de interação dos alunos ao responderem questionários de múltipla escolha em um ambiente virtual, usando diferentes métricas de avaliação da aprendizagem como base para ir além da nota tradicional. Para automatização e apresentação das análises e visualizações foi desenvolvido um módulo que utiliza Learning Analytics e fornece informações de aprendizagem dos alunos por turma, disciplina, tópicos e questão. A avaliação da ferramenta pelos professores e pedagogo trouxe resultados positivos sobre a utilidade da mesma e intenção de uso, apesar de haver alguma deficiência em relação a interface. Assessment is an important step in the teaching and learning process, as it is possible to measure students learning about the content covered. The evaluation of students through the application of multiple-choice questionnaires in virtual environments is one of the teacher’s tasks, however, the learning evaluation process is restricted to information that is commonly provided by the platform, and in general this information is restricted to score obtained by students according to the number of questions correctly marked. The large amount of data generated by students from the use of these systems can provide a much larger set of useful information for teachers and managers, however, searching and analyzing that information becomes an unviable task to be performed manually, in view of the volume of data available. In this regard, this project used Learning Analytics techniques to generate analysis and visual structures that facilitate the understanding of teachers and managers about student interaction data when answering multiple choice questionnaires in a virtual environment, using different metrics for assessing learning as a basis to go beyond the traditional note. For automation and presentation of analyzes and visualizations, a module was developed that uses Learning Analytics and provides students learning information by class, discipline, topics and question. The evaluation of the tool by the teachers and pedagogue brought positive results on its usefulness and intention to use, although there is some deficiency in relation to the interface. 2021-04-10T16:21:53Z 2021-03-11 Dissertação PORTELA, Adelson Menezes. Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8214 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ensino e aprendizagem Ambientes virtuais de ensino Análise de aprendizagem Plataforma virtual de educação Plataforma SIGNAL CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Learning Analytics Avaliação da Aprendizagem Apoio à Avaliação |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem Ambientes virtuais de ensino Análise de aprendizagem Plataforma virtual de educação Plataforma SIGNAL CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Learning Analytics Avaliação da Aprendizagem Apoio à Avaliação Portela, Adelson Menezes Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
topic_facet |
Ensino e aprendizagem Ambientes virtuais de ensino Análise de aprendizagem Plataforma virtual de educação Plataforma SIGNAL CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Learning Analytics Avaliação da Aprendizagem Apoio à Avaliação |
description |
A avaliação é uma etapa importante dentro do processo de ensino e aprendizagem, pois através dela é possível mensurar a aprendizagem dos estudantes sobre o conteúdo abordado. A avaliação dos estudantes através da aplicação de questionários de múltipla escolha em ambientes virtuais é uma das tarefas dos professores, entretanto, o processo de avaliação da aprendizagem fica restrito as informações que são comumente fornecidas pela plataforma, sendo que no geral essas informações se restringem a pontuação obtida pelos alunos de acordo com a quantidade de questões marcadas corretamente. A grande quantidade de dados gerados pelos alunos a partir do uso desses sistemas pode fornecer um conjunto muito maior de informações úteis para os professores e gestores, entretanto, buscar e analisar essas informações se torna uma tarefa inviável de ser realizada manualmente, tendo em vista o volume de dados disponíveis. Nesse aspecto, este projeto usou técnicas de Learning Analytics para a geração de análises e estruturas visuais que facilitem a compreensão de professores e gestores sobre os dados de interação dos alunos ao responderem questionários de múltipla escolha em um ambiente virtual, usando diferentes métricas de avaliação da aprendizagem como base para ir além da nota tradicional. Para automatização e apresentação das análises e visualizações foi desenvolvido um módulo que utiliza Learning Analytics e fornece informações de aprendizagem dos alunos por turma, disciplina, tópicos e questão. A avaliação da ferramenta pelos professores e pedagogo trouxe resultados positivos sobre a utilidade da mesma e intenção de uso, apesar de haver alguma deficiência em relação a interface. |
author_additional |
Oliveira, Elaine Harada Teixeira de |
author_additionalStr |
Oliveira, Elaine Harada Teixeira de |
format |
Dissertação |
author |
Portela, Adelson Menezes |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2534892668468874 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/2534892668468874 |
title |
Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
title_short |
Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
title_full |
Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
title_fullStr |
Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
title_full_unstemmed |
Uso de Learning Analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
title_sort |
uso de learning analytics sobre dados de questionários para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8214 |
_version_ |
1831969948917825536 |
score |
11.753735 |