/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Os prejuízos causados pelo Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) afetam as atividades de vida diária (AVD) e as atividades de vida escolar (AVE) de crianças e adolescentes. Este cenário no Contexto Amazônico busca por meio da educação inclusiva, atender a singularidade da diversidade hu...
Autor principal: | Lafayette, Elda Santos de Souza |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4452075616168717, https://orcid.org/0000-0002-2479-8163 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8281 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8281 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82812021-05-27T05:03:46Z Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Lafayette, Elda Santos de Souza Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/4452075616168717 http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Fernandes, Wania Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 https://orcid.org/0000-0002-2479-8163 Educação inclusiva Processo de aprendizagem Escala de Autoconceito Infanto-juvenil Autoconceito de adolescentes Política da Educação Especial CIÊNCIAS HUMANAS Autoconceito Educação inclusiva Contexto amazônico Saúde do Adolescente Transtorno da Habilidade Motora Os prejuízos causados pelo Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) afetam as atividades de vida diária (AVD) e as atividades de vida escolar (AVE) de crianças e adolescentes. Este cenário no Contexto Amazônico busca por meio da educação inclusiva, atender a singularidade da diversidade humana, quando assegura aos estudantes o direito às ações educacionais que permitem seu processo de aprendizagem, respeitando suas potencialidades e necessidades. O objetivo de nosso estudo foi conhecer o autoconceito de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Participaram desse estudo 32 adolescentes previamente identificados com pTDC, sendo 17 meninas e 15 meninos, entre 11 e 14 anos de idade, provenientes de quatro (4) escolas do ensino fundamental II da educação básica da rede estadual de ensino na cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio da Escala de Autoconceito Infanto-juvenil (EAC-IJ). Os resultados mostraram que nos contextos pessoal e social 50% dos adolescentes apresentaram autoconceito com níveis negativos. No contexto escolar 41% dos adolescentes mostraram autoconceito negativo, enquanto 49% apresentaram autoconceito satisfatório e positivo. No contexto familiar 28% dos adolescentes mostraram ter autoconceito negativo, enquanto 72% estavam com autoconceito positivo e satisfatório. Quanto ao autoconceito geral, tivemos 34% dos adolescentes com autoconceito negativo, enquanto 66% apresentaram autoconceito satisfatório e positivo. Concluímos que, a maioria dos adolescentes com pTDC apresentaram um ou dois níveis isolados com conceito negativo e satisfatório nos contextos pessoal, social, escolar e familiar. A condição de pTDC não nos pareceu determinante para o surgimento do nível de autoconceito negativo, visto que, também tivemos a presença de níveis superiores no autoconceito. E, considerando a realidade no contexto amazônico, sugerimos o acompanhamento desses adolescentes, pela escola e família, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento desses alunos. The damage caused by Coordination Development Disorder (BDD) affects the activities of daily living (ADL) and activities of school life (CVA) of children and adolescents. This scenario in the Amazon context seeks, through inclusive education, to meet the uniqueness of human diversity, when it assures students the right to educational actions that allow their learning process, respecting their potential and needs. The aim of our study was to understand the self-concept of adolescents with probable Coordination Development Disorder (pTDC). 32 adolescents previously identified with pTDC participated in this study, being 17 girls and 15 boys, between 11 and 14 years of age, coming from four (4) elementary schools II of the basic education of the state education network in the city of Manaus / AM. Data were collected using the Child and Youth Self-Concept Scale (EAC-IJ). The results showed that in the personal and social contexts 50% of the adolescents presented self-concept with negative levels. In the school context, 41% of adolescents showed negative self-concept, while 49% showed satisfactory and positive self-concept. In the family context, 28% of the adolescents showed negative self-concept, while 72% had a positive and satisfactory self-concept. As for the general self-concept, we had 34% of adolescents with negative self-concept, while 66% had a satisfactory and positive self-concept. We conclude that the majority of adolescents with pTDC presented one or two isolated levels with a negative and satisfactory concept in the personal, social, school and family contexts. The pTDC condition did not seem to us to be decisive for the emergence of the negative self-concept level, since we also had the presence of higher levels in the self-concept. And considering the reality in the Amazon context, we suggest the monitoring of these adolescents, by the school and family, in order to contribute to the development of these students. 2021-05-26T20:55:26Z 2020-12-31 Dissertação LAFAYETTE, Elda Santos de Souza. Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8281 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação inclusiva Processo de aprendizagem Escala de Autoconceito Infanto-juvenil Autoconceito de adolescentes Política da Educação Especial CIÊNCIAS HUMANAS Autoconceito Educação inclusiva Contexto amazônico Saúde do Adolescente Transtorno da Habilidade Motora |
spellingShingle |
Educação inclusiva Processo de aprendizagem Escala de Autoconceito Infanto-juvenil Autoconceito de adolescentes Política da Educação Especial CIÊNCIAS HUMANAS Autoconceito Educação inclusiva Contexto amazônico Saúde do Adolescente Transtorno da Habilidade Motora Lafayette, Elda Santos de Souza Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
topic_facet |
Educação inclusiva Processo de aprendizagem Escala de Autoconceito Infanto-juvenil Autoconceito de adolescentes Política da Educação Especial CIÊNCIAS HUMANAS Autoconceito Educação inclusiva Contexto amazônico Saúde do Adolescente Transtorno da Habilidade Motora |
description |
Os prejuízos causados pelo Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) afetam as atividades de vida diária (AVD) e as atividades de vida escolar (AVE) de crianças e adolescentes. Este cenário no Contexto Amazônico busca por meio da educação inclusiva, atender a singularidade da diversidade humana, quando assegura aos estudantes o direito às ações educacionais que permitem seu processo de aprendizagem, respeitando suas potencialidades e necessidades. O objetivo de nosso estudo foi conhecer o autoconceito de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Participaram desse estudo 32 adolescentes previamente identificados com pTDC, sendo 17 meninas e 15 meninos, entre 11 e 14 anos de idade, provenientes de quatro (4) escolas do ensino fundamental II da educação básica da rede estadual de ensino na cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio da Escala de Autoconceito Infanto-juvenil (EAC-IJ). Os resultados mostraram que nos contextos pessoal e social 50% dos adolescentes apresentaram autoconceito com níveis negativos. No contexto escolar 41% dos adolescentes mostraram autoconceito negativo, enquanto 49% apresentaram autoconceito satisfatório e positivo. No contexto familiar 28% dos adolescentes mostraram ter autoconceito negativo, enquanto 72% estavam com autoconceito positivo e satisfatório. Quanto ao autoconceito geral, tivemos 34% dos adolescentes com autoconceito negativo, enquanto 66% apresentaram autoconceito satisfatório e positivo. Concluímos que, a maioria dos adolescentes com pTDC apresentaram um ou dois níveis isolados com conceito negativo e satisfatório nos contextos pessoal, social, escolar e familiar. A condição de pTDC não nos pareceu determinante para o surgimento do nível de autoconceito negativo, visto que, também tivemos a presença de níveis superiores no autoconceito. E, considerando a realidade no contexto amazônico, sugerimos o acompanhamento desses adolescentes, pela escola e família, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento desses alunos. |
author_additional |
Ferreira, Lúcio Fernandes |
author_additionalStr |
Ferreira, Lúcio Fernandes |
format |
Dissertação |
author |
Lafayette, Elda Santos de Souza |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4452075616168717 https://orcid.org/0000-0002-2479-8163 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4452075616168717 https://orcid.org/0000-0002-2479-8163 |
title |
Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_short |
Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_full |
Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_fullStr |
Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_full_unstemmed |
Autoconceito em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação |
title_sort |
autoconceito em adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8281 |
_version_ |
1831969958566821888 |
score |
11.753735 |