Dissertação

Os ritos de iniciação e suas influências no processo educacional em Moçambique

Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Perspetivas teórico- metodológicas para o ensino de ciências humanas e traz como foco de estudo os ritos de iniciação e suas influências no processo educacional em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensin...

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Autor principal: Chauma, Sebastião Irroga Morais
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3000159106163285, https://orcid.org/0000-0003-2698-9593
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8282
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82822021-05-28T05:04:05Z Os ritos de iniciação e suas influências no processo educacional em Moçambique The initiation rites and their influences on the educational process in Mozambique Chauma, Sebastião Irroga Morais Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/3000159106163285 http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Scaramuzza, Genivaldo Fróis http://lattes.cnpq.br/6707837526247125 Leal, Fabiana Soares Fernandes http://lattes.cnpq.br/7990271056067788 Silva, Lurdes da Balbina Vidigal Rodrigues https://orcid.org/0000-0003-2698-9593 Educação formal Educação em Moçambique Grupo Nhungue Prática formativa Identidade cultural CIÊNCIAS HUMANAS Ritos de iniciação Identidade Colonialidade Educação tradicional moçambicana Re-significação Educação oficial Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Perspetivas teórico- metodológicas para o ensino de ciências humanas e traz como foco de estudo os ritos de iniciação e suas influências no processo educacional em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, pela Universidade Federal de Amazonas, campus universitário Rio Madeira, cujo objetivo foi analisar os processos de produção e ressignificacao dos ritos de iniciação no contexto da educação moçambicana. tendo como elemento principal o diálogo direto com mulheres e homens do grupo Nhungue que atuam em contextos formativos (escolas e associações locais). Os procedimentos metodológicos adotados encontram-se referenciados nas metodologias de pesquisas pós-críticas trazidas por Meyer (2012) e Paraíso (2012) e tem em Andrade (2012) o apoio para as narrativas produzidas junto aos participantes da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em Moçambique, especificamente na província de Tete. As perspectivas teóricas adotadas foram articuladas entre autores/as que discutem as (re) significações culturais frente aos processos colonialistas. As discussões a respeito dos ritos de iniciação e suas influências na educação moçambicana mostram em seus resultados que os conhecimentos locais não tem sido considerados nos âmbitos formativos escolares. Na construção dos currículos de ensino colonial e do período pós-independência, os conhecimentos locais foram excluídos do processo de ensino, porém, os significados dos ritos de iniciação na formação da identidade cultural e social do povo Nhungue estão presentes nos discursos dos participantes da pesquisa, que narram os ritos como uma manifestação cultural e uma prática formativa que influencia o modo de pensar e de compreender os valores da educação Nhungue. Nesse contexto, as mulheres Nhúngues assumem as práticas dos ritos de iniciação como suas identidades individualizadas, produzindo outras identidades, através do contato com outras experiências. This dissertation is linked to the Line of Research Theoretical-Methodological Perspectives for the Teaching of Human Sciences and focuses on the initiation rites and their influences on the educational process in Mozambique. This is a research carried out in the Post-Graduate Program in Teaching Humanities, by the Federal University of Amazonas, Rio Madeira University campus, whose objective was to analyze the processes of production and reframing the initiation rites in the context of Mozambican education. having as main element the direct dialogue with women and men of the Nhungue group who work in training contexts (schools and local associations). The methodological procedures adopted are referenced in the post- critical research methodologies brought by Meyer (2012) and Paraíso (2012) and have in Andrade (2012) the support for the narratives produced with the research participants. The study was carried out in Mozambique, specifically in the province of Tete. The theoretical perspectives adopted were articulated between authors who discuss cultural (re) meanings in the face of colonialist processes. Discussions about initiation rites and their influences on Mozambican education show in their results that local knowledge has not been considered in school education. In the construction of curricula for colonial education and the post- independence period, local knowledge was excluded from the teaching process, however, the meanings of the initiation rites in the formation of the cultural and social identity of the Nhungue people are present in the speeches of the research participants. , who narrate the rites as a cultural manifestation and a formative practice that influences the way of thinking and understanding the values of Nhungue education. In this context, Nhúngues women assume the practices of initiation rites as their individualized identities, producing other identities, through contact with other experiences. a maior dificuldade foi a aproximacao pela primeira vez com a plataforma e em seguida o modelo de preenchimento da carta de encaminhamento e a ficha de catalogacao contribuiu para o processo ser demorado e fatigante o problema ainda abre outros horizontes sobre a sua continuidade no doutorado que consistera em abertura de novos topicos como: a proximacao cultural entre os ritos de iniciacao nas tres regioes do pais (centro, norte e sul) outro topico sera mais sugestivo como a uso das linguas locais como veiculos da inovacao e pesquisa; 2021-05-27T22:29:14Z 2021-04-23 Dissertação CHAUMA, Sebastião Irroga Morais. Os ritos de iniciação e suas influências no processo educacional em Moçambique. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8282 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
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description Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Perspetivas teórico- metodológicas para o ensino de ciências humanas e traz como foco de estudo os ritos de iniciação e suas influências no processo educacional em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, pela Universidade Federal de Amazonas, campus universitário Rio Madeira, cujo objetivo foi analisar os processos de produção e ressignificacao dos ritos de iniciação no contexto da educação moçambicana. tendo como elemento principal o diálogo direto com mulheres e homens do grupo Nhungue que atuam em contextos formativos (escolas e associações locais). Os procedimentos metodológicos adotados encontram-se referenciados nas metodologias de pesquisas pós-críticas trazidas por Meyer (2012) e Paraíso (2012) e tem em Andrade (2012) o apoio para as narrativas produzidas junto aos participantes da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em Moçambique, especificamente na província de Tete. As perspectivas teóricas adotadas foram articuladas entre autores/as que discutem as (re) significações culturais frente aos processos colonialistas. As discussões a respeito dos ritos de iniciação e suas influências na educação moçambicana mostram em seus resultados que os conhecimentos locais não tem sido considerados nos âmbitos formativos escolares. Na construção dos currículos de ensino colonial e do período pós-independência, os conhecimentos locais foram excluídos do processo de ensino, porém, os significados dos ritos de iniciação na formação da identidade cultural e social do povo Nhungue estão presentes nos discursos dos participantes da pesquisa, que narram os ritos como uma manifestação cultural e uma prática formativa que influencia o modo de pensar e de compreender os valores da educação Nhungue. Nesse contexto, as mulheres Nhúngues assumem as práticas dos ritos de iniciação como suas identidades individualizadas, produzindo outras identidades, através do contato com outras experiências.
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