/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de E...
Autor principal: | Gomes, Thiago Eugênio |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3623422798313128 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8318 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83182021-06-22T05:03:52Z "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus "There comes the principal!" - a foucauldian study about Manaus school principals subjectivity Gomes, Thiago Eugênio Costa, Leonard Christy Souza http://lattes.cnpq.br/3623422798313128 http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Silveira, Éderson Luís da http://lattes.cnpq.br/9636609353277293 Políticas públicas de educação Liderança pedagógica Gestão escolar Gestão educacional Gestores de educação LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Diretor escolar Análise do discurso Subjetividade Políticas públicas O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função. The teacher principal has an important role in conduction the public education policy. From him, it is expected administration expertise and pedagogic leadership. For the students, he could be an authority symbol. For the teachers, he could represent the Education Department interests inside the school. This paper aims to investigate the discourse production conditions where the school principals in Manaus are inserted. Using the concepts of power, knowledge and truth by French philosopher Michel Foucault (1926 – 1984), I invited five principals and ex-principals for individual interviews in which they had the opportunity to express themselves about this function selection processes, the school routine, the relationship with the teachers and the political parties interference in the school principals actions in Manaus. With these interviews I analyzed the discourses in many official documents, papers and interconnected them with the interviewees’ words. Thus, it was possible to bring forth the principals’ subjectivity traits and present the point of view of whom who deals with a variety of power spaces beyond expectations regarding competences and abilities for this function. 2021-06-21T15:32:46Z 2020-12-21 Dissertação GOMES, Thiago Eugênio. "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Políticas públicas de educação Liderança pedagógica Gestão escolar Gestão educacional Gestores de educação LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Diretor escolar Análise do discurso Subjetividade Políticas públicas |
spellingShingle |
Políticas públicas de educação Liderança pedagógica Gestão escolar Gestão educacional Gestores de educação LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Diretor escolar Análise do discurso Subjetividade Políticas públicas Gomes, Thiago Eugênio "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus |
topic_facet |
Políticas públicas de educação Liderança pedagógica Gestão escolar Gestão educacional Gestores de educação LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Diretor escolar Análise do discurso Subjetividade Políticas públicas |
description |
O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função. |
author_additional |
Costa, Leonard Christy Souza |
author_additionalStr |
Costa, Leonard Christy Souza |
format |
Dissertação |
author |
Gomes, Thiago Eugênio |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3623422798313128 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/3623422798313128 |
title |
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus |
title_short |
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus |
title_full |
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus |
title_fullStr |
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus |
title_full_unstemmed |
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus |
title_sort |
"lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318 |
_version_ |
1831969964771246080 |
score |
11.755432 |