Dissertação

"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus

O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de E...

ver descrição completa

Autor principal: Gomes, Thiago Eugênio
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8318
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83182021-06-22T05:03:52Z "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus "There comes the principal!" - a foucauldian study about Manaus school principals subjectivity Gomes, Thiago Eugênio Costa, Leonard Christy Souza http://lattes.cnpq.br/3623422798313128 http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Silveira, Éderson Luís da http://lattes.cnpq.br/9636609353277293 Políticas públicas de educação Liderança pedagógica Gestão escolar Gestão educacional Gestores de educação LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Diretor escolar Análise do discurso Subjetividade Políticas públicas O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função. The teacher principal has an important role in conduction the public education policy. From him, it is expected administration expertise and pedagogic leadership. For the students, he could be an authority symbol. For the teachers, he could represent the Education Department interests inside the school. This paper aims to investigate the discourse production conditions where the school principals in Manaus are inserted. Using the concepts of power, knowledge and truth by French philosopher Michel Foucault (1926 – 1984), I invited five principals and ex-principals for individual interviews in which they had the opportunity to express themselves about this function selection processes, the school routine, the relationship with the teachers and the political parties interference in the school principals actions in Manaus. With these interviews I analyzed the discourses in many official documents, papers and interconnected them with the interviewees’ words. Thus, it was possible to bring forth the principals’ subjectivity traits and present the point of view of whom who deals with a variety of power spaces beyond expectations regarding competences and abilities for this function. 2021-06-21T15:32:46Z 2020-12-21 Dissertação GOMES, Thiago Eugênio. "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Políticas públicas de educação
Liderança pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Gestores de educação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Diretor escolar
Análise do discurso
Subjetividade
Políticas públicas
spellingShingle Políticas públicas de educação
Liderança pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Gestores de educação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Diretor escolar
Análise do discurso
Subjetividade
Políticas públicas
Gomes, Thiago Eugênio
"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
topic_facet Políticas públicas de educação
Liderança pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Gestores de educação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Diretor escolar
Análise do discurso
Subjetividade
Políticas públicas
description O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função.
author_additional Costa, Leonard Christy Souza
author_additionalStr Costa, Leonard Christy Souza
format Dissertação
author Gomes, Thiago Eugênio
author2 http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
author2Str http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
title "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_short "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_full "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_fullStr "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_full_unstemmed "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_sort "lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318
_version_ 1831969964771246080
score 11.755432