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Dissertação
Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas
A pesquisa objeto dessa dissertação nasceu das inquietações do homem-docente pesquisador que, nas idas e vindas da vida pessoal e profissional foi se constituindo sujeito incomodado com o equívoco entre exames e avaliações no âmbito escolar. O que se configurou como possibilidade de investigação...
Autor principal: | Souza, Elias Bezerra de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4625716831876929, https://orcid.org/0000-0002-0855-4919 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8342 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83422021-07-08T19:57:04Z Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas Souza, Elias Bezerra de Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/4625716831876929 http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 Ferst, Enia Maria http://lattes.cnpq.br/9440327013420265 Pinto, Valmir Flores http://lattes.cnpq.br/4130116166946781 https://orcid.org/0000-0002-0855-4919 Ensino e aprendizagem Currículo escolar Prática pedagógica Avaliação de Potencial de Aprendizagem Lábrea (AM) CIÊNCIAS HUMANAS Avaliação da aprendizagem Estudantes do ensino médio técnico integrado Pedagogia Construtiva IFAM Campus Lábrea A pesquisa objeto dessa dissertação nasceu das inquietações do homem-docente pesquisador que, nas idas e vindas da vida pessoal e profissional foi se constituindo sujeito incomodado com o equívoco entre exames e avaliações no âmbito escolar. O que se configurou como possibilidade de investigação a partir do ingresso no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Humanidades quando focalizamos nosso olhar para o problema: como os discentes do Ensino Médio Técnico Integrado percebem a avaliação da aprendizagem escolar no IFAM, Campus Lábrea? A partir disso, delineamos como objetivo geral analisar a percepção de estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea sobre a avaliação da aprendizagem. O referencial teórico metodológico se sustentou no ciclo de políticas e em autores que se dedicam ao estudo da avaliação da aprendizagem. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa, na pesquisa documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas objetivas e subjetivas que foi aplicado via on-line através da ferramenta Google Forms, contendo 13 questões (7 objetivas e 6 subjetivas). A aplicação foi realizada dessa maneira em função da necessidade do distanciamento social advindo com a crise sanitária global provocada pela pandemia da Covid-19. Os resultados do processo de coleta e análise foram organizados em três eixos: diálogo e investigação no processo avaliativo; dinâmica da prática pedagógica avaliativa; coerência entre a prática avaliativa e o conteúdo curricular. A partir disso, apresentamos algumas sínteses conclusivas: há documentos norteadores para avaliação no contexto nacional e local, entretanto, falta o Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI específico para a realidade do Campus Lábrea que observa plano institucional do IFAM do Amazonas (Resolução nº 61-CONSUP/IFAM, de 29 de julho de 2019); constatou-se a prevalência da Pedagogia Tradicional legitimada nas provas, na forma de correção e feedback e até na inconsistência entre o que era ensinado e o que era cobrado nas provas; não se observa na prática o desenvolvimento de uma política pedagógica “produzida” na atuação; na prática não se constata uma perspectiva construtiva de educação. As respostas das/os participantes da pesquisa evidenciam a existência de professores que continuam usando as luzes pedagógicas opacas de uma Pedagogia Tradicional e excludente do passado para olhar a educação do presente. La investigación en la que se centra esta disertación nació de las inquietudes de un hombre docente-investigador que, en las idas y venidas de la vida personal y profesional, se fue constituyendo como un sujeto incómodo con la incomprensión entre exámenes y evaluaciones en el ámbito escolar. Eso se configuró como una posibilidad de investigación a partir del ingreso al Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Humanidades, cuando nuestra mirada se enfocó en el problema: ¿cómo los estudiantes de Educación Media Técnica Integrada perciben la evaluación del aprendizaje escolar en el IFAM, Campus Lábrea? A partir de ahí, delineamos como objetivo general analizar la percepción de los estudiantes de 2° año de la Educación Media Técnica Integrada del IFAM, Campus Lábrea, sobre la evaluación del aprendizaje. El referente teórico-metodológico se sustentó en el ciclo de políticas y en autores que se dedican al estudio de la evaluación del aprendizaje. La metodología se ancló en el enfoque cualitativo, en la investigación de carácter documental y de campo, adoptando como instrumento de recolección de datos el cuestionario con preguntas objetivas y subjetivas. Este fue aplicado vía online, a través de la herramienta Google Forms, conteniendo 13 preguntas (7 objetivas y 6 subjetivas). La aplicación fue realizada de esa manera en función de la necesidad de distanciamiento social, que se generó con la crisis sanitaria global provocada por la pandemia de Covid-19. Los resultados del proceso de recolección y análisis de los datos fueron organizados en tres ejes: diálogo e investigación en el proceso de evaluación; dinámica de la práctica pedagógica evaluativa; coherencia entre la práctica evaluativa y el contenido curricular. Con eso, presentamos algunas conclusiones de manera sintética: Existen documentos rectores para la evaluación en el contexto nacional y local, sin embargo, falta el Proyecto Político Pedagógico Institucional – PPPI específico para la realidad del Campus Lábrea que observa el plan institucional del IFAM del Amazonas (Resolución N° 61-CONSUP/IFAM, del 29 de julio de 2019); se constató la prevalencia de la Pedagogía Tradicional legitimada en las pruebas, en la forma de corregir, en el feedback y hasta en la inconsistencia entre lo que era enseñado y lo que era requerido en las pruebas; no se observa en la práctica el desarrollo de una política pedagógica “producida” en el ejercicio de enseñanza; no se comprueba una perspectiva constructiva de educación. Las respuestas de las y los participantes de la investigación evidencian la existencia de profesores que continúan usando las luces pedagógicas opacas de un método tradicional y excluyente del pasado para la educación del presente. 2021-07-08T02:45:37Z 2021-04-30 Dissertação SOUZA, Elias Bezerra de. Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8342 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
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aprendizagem escolar no IFAM, Campus Lábrea? A partir disso, delineamos como objetivo
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IFAM, Campus Lábrea sobre a avaliação da aprendizagem. O referencial teórico metodológico se sustentou no ciclo de políticas e em autores que se dedicam ao estudo da
avaliação da aprendizagem. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa, na pesquisa
documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com
perguntas objetivas e subjetivas que foi aplicado via on-line através da ferramenta Google
Forms, contendo 13 questões (7 objetivas e 6 subjetivas). A aplicação foi realizada dessa
maneira em função da necessidade do distanciamento social advindo com a crise sanitária
global provocada pela pandemia da Covid-19. Os resultados do processo de coleta e análise
foram organizados em três eixos: diálogo e investigação no processo avaliativo; dinâmica da
prática pedagógica avaliativa; coerência entre a prática avaliativa e o conteúdo curricular. A
partir disso, apresentamos algumas sínteses conclusivas: há documentos norteadores para
avaliação no contexto nacional e local, entretanto, falta o Projeto Político Pedagógico
Institucional - PPPI específico para a realidade do Campus Lábrea que observa plano
institucional do IFAM do Amazonas (Resolução nº 61-CONSUP/IFAM, de 29 de julho de
2019); constatou-se a prevalência da Pedagogia Tradicional legitimada nas provas, na forma
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