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Dissertação
Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o flu...
Autor principal: | Teixeira, Silvia Katherine Pacheco |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5130853547231742, https://orcid.org/0000-0003-2129-731X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363 |
Resumo: |
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Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o fluxo de pessoas vindas desse país se tornou constante dentro dessa escola. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como as crianças haitianas da primeira e da segunda geração manifestam, ou não, múltiplos sentidos de pertencimento nas suas relações sociais e familiares a partir dessa escola. A partir da noção de pertencimento, queremos compreender como essas crianças representam a si mesmas através da interação nos grupos com os quais elas convivem, e como elas dão sentido as suas vidas a partir desse contexto que intersecciona condições de migração e formas de educação. |