Dissertação

Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia

Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o flu...

ver descrição completa

Autor principal: Teixeira, Silvia Katherine Pacheco
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5130853547231742, https://orcid.org/0000-0003-2129-731X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8363
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83632021-07-21T05:03:44Z Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia Teixeira, Silvia Katherine Pacheco Silva, Sidney Antonio da http://lattes.cnpq.br/5130853547231742 http://lattes.cnpq.br/0830926768091773 Santos, Sandro Martins Almeida http://lattes.cnpq.br/3261272117320047 Joseph, Handerson http://lattes.cnpq.br/4682801116239614 https://orcid.org/0000-0003-2129-731X Relações sociais Relações familiares Condições de migração Processo de educação Imigrantes haitianos CIÊNCIAS HUMANAS Crianças haitianas Segunda geração escola Sociabilidade Pertencimento Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o fluxo de pessoas vindas desse país se tornou constante dentro dessa escola. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como as crianças haitianas da primeira e da segunda geração manifestam, ou não, múltiplos sentidos de pertencimento nas suas relações sociais e familiares a partir dessa escola. A partir da noção de pertencimento, queremos compreender como essas crianças representam a si mesmas através da interação nos grupos com os quais elas convivem, e como elas dão sentido as suas vidas a partir desse contexto que intersecciona condições de migração e formas de educação. In this dissertation we propose to think about the modes of sociability manifested by children in the context of migration from the municipal school Prof. Waldir Garcia. About ten years ago, in mid-2011, the first Haitian immigrant children began to arrive at this school, and since then, the flow of people from that country has become constant within this school. The general objective of this research is to understand how Haitian children of the first and second generation manifest, or not, multiple meanings of belonging in their social and family relationships from this school. From the notion of belonging, we want to understand how these children represent themselves through interaction in the groups with which they live, and how they give meaning to their lives from this context that intersects migration conditions and forms of education. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-07-21T01:15:57Z 2021-06-14 Dissertação TEIXEIRA, Silvia Katherine Pacheco. Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia. 2021. 118 f. Dissertação, (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Relações sociais
Relações familiares
Condições de migração
Processo de educação
Imigrantes haitianos
CIÊNCIAS HUMANAS
Crianças haitianas
Segunda geração escola
Sociabilidade
Pertencimento
spellingShingle Relações sociais
Relações familiares
Condições de migração
Processo de educação
Imigrantes haitianos
CIÊNCIAS HUMANAS
Crianças haitianas
Segunda geração escola
Sociabilidade
Pertencimento
Teixeira, Silvia Katherine Pacheco
Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
topic_facet Relações sociais
Relações familiares
Condições de migração
Processo de educação
Imigrantes haitianos
CIÊNCIAS HUMANAS
Crianças haitianas
Segunda geração escola
Sociabilidade
Pertencimento
description Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o fluxo de pessoas vindas desse país se tornou constante dentro dessa escola. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como as crianças haitianas da primeira e da segunda geração manifestam, ou não, múltiplos sentidos de pertencimento nas suas relações sociais e familiares a partir dessa escola. A partir da noção de pertencimento, queremos compreender como essas crianças representam a si mesmas através da interação nos grupos com os quais elas convivem, e como elas dão sentido as suas vidas a partir desse contexto que intersecciona condições de migração e formas de educação.
author_additional Silva, Sidney Antonio da
author_additionalStr Silva, Sidney Antonio da
format Dissertação
author Teixeira, Silvia Katherine Pacheco
author2 http://lattes.cnpq.br/5130853547231742
https://orcid.org/0000-0003-2129-731X
author2Str http://lattes.cnpq.br/5130853547231742
https://orcid.org/0000-0003-2129-731X
title Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
title_short Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
title_full Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
title_fullStr Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
title_full_unstemmed Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
title_sort haitianos em manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor waldir garcia
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363
_version_ 1831969972073529344
score 11.753735