Dissertação

Uma proposta de ensino problematizado sobre a tabela periódica para a educação de jovens e adultos

Em busca de um ensino de química participativo, que se construa a partir do diálogo entre educadores e educandos, esta pesquisa buscou investigar as contribuições de um ensino problematizado em Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encontrou-se na teoria de Paulo Freire a humanização do...

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Autor principal: Reis, Larissa Tereza dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2334580694541969
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8397
Resumo:
Em busca de um ensino de química participativo, que se construa a partir do diálogo entre educadores e educandos, esta pesquisa buscou investigar as contribuições de um ensino problematizado em Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encontrou-se na teoria de Paulo Freire a humanização do ensino e a reflexão sobre a educação transformadora, o embasamento necessário para as discussões do trabalho. As atividades foram desenvolvidas a partir dos três momentos pedagógicos, sobre o conteúdo Tabela Periódica dos Elementos. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois foram consideradas as relações sociais entre os sujeitos de pesquisa dentro do processo de ensinoaprendizagem, sendo eles estudantes da EJA, os quais possuem uma realidade específica, desta forma foi adotado o Estudo de Caso como delineamento de pesquisa. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários, observação, roda de conversa e produção textual. Os dados foram avaliados a luz da análise textual discursiva. A temática Química e Saúde emergiu através da investigação preliminar da realidade e do universo vocabular dos educandos, possibilitando a abordagem problematizadora da Tabela Periódica. Como resultados, as principais contribuições foram o aumento do interesse e participação no que se refere ao conhecer cada vez mais sobre a química e entendê-la como um instrumento de leitura e interpretação do mundo. A partir da abordagem problematizadora da tabela periódica, percebeu-se que os conhecimentos conceituais mais desenvolvidos e expressos em diferentes momentos pelos educandos, foram os relacionados a constituição das substâncias, elementos químicos e moléculas, assim como os conceitos que a tabela periódica nos fornece, tais como os números atômicos, os símbolos e as propriedades.