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Dissertação
Uma proposta de ensino problematizado sobre a tabela periódica para a educação de jovens e adultos
Em busca de um ensino de química participativo, que se construa a partir do diálogo entre educadores e educandos, esta pesquisa buscou investigar as contribuições de um ensino problematizado em Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encontrou-se na teoria de Paulo Freire a humanização do...
Autor principal: | Reis, Larissa Tereza dos Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2334580694541969 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8397 |
Resumo: |
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Em busca de um ensino de química participativo, que se construa a partir
do diálogo entre educadores e educandos, esta pesquisa buscou investigar as
contribuições de um ensino problematizado em Química na Educação de Jovens
e Adultos (EJA). Encontrou-se na teoria de Paulo Freire a humanização do
ensino e a reflexão sobre a educação transformadora, o embasamento
necessário para as discussões do trabalho. As atividades foram desenvolvidas
a partir dos três momentos pedagógicos, sobre o conteúdo Tabela Periódica dos
Elementos. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois foram consideradas as
relações sociais entre os sujeitos de pesquisa dentro do processo de ensinoaprendizagem, sendo eles estudantes da EJA, os quais possuem uma realidade
específica, desta forma foi adotado o Estudo de Caso como delineamento de
pesquisa. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários,
observação, roda de conversa e produção textual. Os dados foram avaliados a
luz da análise textual discursiva. A temática Química e Saúde emergiu através
da investigação preliminar da realidade e do universo vocabular dos educandos,
possibilitando a abordagem problematizadora da Tabela Periódica. Como
resultados, as principais contribuições foram o aumento do interesse e
participação no que se refere ao conhecer cada vez mais sobre a química e
entendê-la como um instrumento de leitura e interpretação do mundo. A partir da
abordagem problematizadora da tabela periódica, percebeu-se que os
conhecimentos conceituais mais desenvolvidos e expressos em diferentes
momentos pelos educandos, foram os relacionados a constituição das
substâncias, elementos químicos e moléculas, assim como os conceitos que a
tabela periódica nos fornece, tais como os números atômicos, os símbolos e as
propriedades. |