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Dissertação
Feitiçaria erótica: os feitiços de amor denunciados à época da Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará (1763-1769)
“Feitiçaria erótica: os feitiços de amor denunciados à época da Visitação do Santo Ofício ao estado do Grão-Pará (1763-1769)” tenta relacionar, a partir das fontes inquisitoriais, aspectos da vida amorosa da população paraense com o universo mágico-religioso através da manipulação de feitiços...
Autor principal: | Rezk, Gisele da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8384423698632837 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8405 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84052021-08-21T05:03:26Z Feitiçaria erótica: os feitiços de amor denunciados à época da Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará (1763-1769) Rezk, Gisele da Silva Carvalho Júnior, Almir Diniz de http://lattes.cnpq.br/8384423698632837 http://lattes.cnpq.br/4248019005880193 Matos, Maria Helena Ortolan http://lattes.cnpq.br/8784157450702600 Morga, Antonio Emílio http://lattes.cnpq.br/3544570035986414 Universo mágico-religioso Feitiços amorosos Práticas supersticiosas Crime de heresia Tribunal do Santo Ofício CIÊNCIAS HUMANAS Práticas mágicas Sexualidade Moral e Inquisição “Feitiçaria erótica: os feitiços de amor denunciados à época da Visitação do Santo Ofício ao estado do Grão-Pará (1763-1769)” tenta relacionar, a partir das fontes inquisitoriais, aspectos da vida amorosa da população paraense com o universo mágico-religioso através da manipulação de feitiços e de orações para fins amorosos e sexuais por meio dos vários processos gerados durante a Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará entre os anos de 1763 a 1769. Por meio da leitura minuciosa de seus depoimentos tomamos conhecimento da história desses homens e mulheres que se “apartaram” da doutrina cristã ao se utilizarem de práticas supersticiosas na intenção de alcançarem seus objetivos: o amor de seus “amores” e que por essas práticas responderam processos pelo crime de heresia junto ao Tribunal do Santo Ofício. Nesse sentido, os processos estudados ao longo de nossa pesquisa são todos de confitentes, ou seja, pessoas que se apresentaram espontaneamente à Mesa da Visitação do Santo Ofício da Inquisição Portuguesa ao Estado do Grão-Pará, diante do senhor inquisidor-visitador Giraldo José de Abranches para confessar as culpas que tinham. São eles: Alberto Monteiro, João Mendes Pinheyro, Manuel José da Maya, Manuel Nunes da Silva, Manuel Pacheco de Madureira e Maria Joanna de Azevedo. Com isso, é possível perceber, em suas apresentações, quais foram suas motivações para realizarem tais práticas consideradas desviantes pela Igreja na tentativa de fazer com que se entregassem aos vícios da carne junto aqueles que pretendiam atrair sexualmente. “Erotic Witchcraft: the Love spells reported at the time of the Visitation of the Holy Office to the State Grão-Pará (1763-1769)” tries to relate from inquisitorial sources aspects of lovemaking population of Pará with the magical religious universe by manipulating spell and prayers for Love and sexual purposes trough various generated during the Visitation of the Holy Office to the State of Grão-Pará between the yers 1763-1769. Through close reading of their statements we hear from history of these men and women who are "separated" from the Christian doctrine of superstitious practices are used in an attempt to achieve their goals: the love of his “love" and that by these practices responded proceedings before the Court of the Holy Office . In this sense , the processes studied throughout our research are all confitentes, ie people who spontaneously presented to the Board of the Visitation of the Holy Office of the Inquisition to the Portuguese State of Grão-Pará , before the lord inquisitor visitor Jose Giraldo of Abranches to confess the sins they had. They are: Alberto Monteiro, João Mendes Pinheyro, Manuel José Maya, Manuel Nunes da Silva, Manuel Pacheco de Madureira and Joanna Maria de Azevedo. With this, you can perceive, in their presentations , which were their motivations for performing such practices deemed deviant by the Church in an attempt to make you surrender to the vices of the flesh with those who would sexually attract . FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2021-08-20T20:41:25Z 2014-02-24 Dissertação REZK, Gisele da Silva. Feitiçaria erótica: os feitiços de amor denunciados à época da Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará (1763-1769). 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, 2014. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8405 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em História |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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do Santo Ofício ao estado do Grão-Pará (1763-1769)” tenta relacionar, a partir
das fontes inquisitoriais, aspectos da vida amorosa da população paraense
com o universo mágico-religioso através da manipulação de feitiços e de
orações para fins amorosos e sexuais por meio dos vários processos gerados
durante a Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará entre os anos de
1763 a 1769. Por meio da leitura minuciosa de seus depoimentos tomamos
conhecimento da história desses homens e mulheres que se “apartaram” da
doutrina cristã ao se utilizarem de práticas supersticiosas na intenção de
alcançarem seus objetivos: o amor de seus “amores” e que por essas práticas
responderam processos pelo crime de heresia junto ao Tribunal do Santo
Ofício. Nesse sentido, os processos estudados ao longo de nossa pesquisa
são todos de confitentes, ou seja, pessoas que se apresentaram
espontaneamente à Mesa da Visitação do Santo Ofício da Inquisição
Portuguesa ao Estado do Grão-Pará, diante do senhor inquisidor-visitador
Giraldo José de Abranches para confessar as culpas que tinham. São eles:
Alberto Monteiro, João Mendes Pinheyro, Manuel José da Maya, Manuel
Nunes da Silva, Manuel Pacheco de Madureira e Maria Joanna de Azevedo.
Com isso, é possível perceber, em suas apresentações, quais foram suas
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