/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas
A dificuldade acerca da aprendizagem de modelagem de sistemas com diagramas da Unified Modeling Language (UML) tem sido abordada em estudos relacionados ao ensino de Engenharia de Software. Atualmente, estes estudos expõem desde os erros mais comuns durante a aprendizagem a novas maneiras de abordar...
Autor principal: | Azevedo, Romualdo Costa de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7734011765389988 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8480 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84802021-10-05T05:03:25Z RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas Azevedo, Romualdo Costa de Gadelha, Bruno Freitas http://lattes.cnpq.br/7734011765389988 http://lattes.cnpq.br/4987487225451219 Menezes, Crediné Silva de http://lattes.cnpq.br/5454484334693909 Chaves, Thaís Helena Chaves de http://lattes.cnpq.br/9337143918677200 Collaborative Learning Peer Review Pedagogical Architecture Software Engineering Teaching Systems Modeling CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem Colaborativa Revisão por Pares Arquitetura Pedagógica Ensino de Engenharia de Software Modelagem de Sistemas A dificuldade acerca da aprendizagem de modelagem de sistemas com diagramas da Unified Modeling Language (UML) tem sido abordada em estudos relacionados ao ensino de Engenharia de Software. Atualmente, estes estudos expõem desde os erros mais comuns durante a aprendizagem a novas maneiras de abordar conteúdos de modelagem por meio de uma forma mais atrativa aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é auxiliar ensino-aprendizagem na modelagem software por meio de aprendizagem colaborativa em disciplinas de Engenharia de Software. Desse modo, apresenta-se a RP-UML, uma arquitetura pedagógica que estimula o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo por meio da técnica de Revisão por Pares no decurso do ensino-aprendizagem de modelagem. Assim, utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa-ação, para a condução deste estudo e o desenvolvimento deste artefato. Para tanto, houve uma avaliação diagnóstica do problema de modo a elencar conceitos sobre a dificuldade de aprender UML seguida de um estudo de caso para observar a adoção da Revisão por Pares ao longo da atividade de modelagem em salas de aulas de graduação em Engenharia de Software. Com isso, tornou-se possível conceber o desenho inicial da arquitetura, instanciando os seus elementos e desenvolver uma ferramenta que pudesse dar suporte à técnica de Revisão por Pares e atuasse como suporte tecnológico da RP-UML. Assim, realizou-se um estudo de caso para observar a atuação da RP-UML durante o ensino-aprendizagem de modelagem de software, verificando os aspectos pedagógicos acerca da atuação da arquitetura e verificando a ferramenta por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). The difficulty of learning systems modeling with Unified Modeling Language diagrams (UML) has been addressed in studies related to the teaching of Software Engineering. Currently, these studies range from the most common mistakes during the learning of systems modeling to new and attractive approaches for teaching this subject. In this context, the objective of this work is to assist the teaching-learning process of software modeling through the use of a collaborative learning technique in Software Engineering disciplines. Thus, we present the RP-UML, a pedagogical architecture that encourages the development of group work skills through the Peer Review technique as a collaborative learning approach in a systems modeling course. So, we adopted a methodology based on action-research to conduct this study and the development of this artifact. For this, we conducted a diagnostic study in order to list concepts about the difficulty of learning UML. So, we conducted a case study to observe the adoption of the Peer Review technique throughout the systems modeling activity in undergraduate classrooms in a Software Engineering course. With that, it became possible to conceive the initial design of the RP-UML, instantiating its elements and developing a tool that can support the Peer review technique. Thus, we carried out a case study to observe the performance of RPUML during the teaching-learning of software modeling, verifying the pedagogical aspects of the performance of architecture and verifying the tool through a questionnaire based on the Acceptance Model of Technology (TAM). CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Colocar links de ajuda, no caso para referências e acesso ao currículo Lattes. 2021-10-04T20:53:07Z 2021-03-04 Dissertação Azevedo, Romualdo Costa de. RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Collaborative Learning Peer Review Pedagogical Architecture Software Engineering Teaching Systems Modeling CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem Colaborativa Revisão por Pares Arquitetura Pedagógica Ensino de Engenharia de Software Modelagem de Sistemas |
spellingShingle |
Collaborative Learning Peer Review Pedagogical Architecture Software Engineering Teaching Systems Modeling CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem Colaborativa Revisão por Pares Arquitetura Pedagógica Ensino de Engenharia de Software Modelagem de Sistemas Azevedo, Romualdo Costa de RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
topic_facet |
Collaborative Learning Peer Review Pedagogical Architecture Software Engineering Teaching Systems Modeling CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Aprendizagem Colaborativa Revisão por Pares Arquitetura Pedagógica Ensino de Engenharia de Software Modelagem de Sistemas |
description |
A dificuldade acerca da aprendizagem de modelagem de sistemas com diagramas da Unified Modeling Language (UML) tem sido abordada em estudos relacionados ao ensino de Engenharia de Software. Atualmente, estes estudos expõem desde os erros mais comuns durante a aprendizagem a novas maneiras de abordar conteúdos de modelagem por meio de uma forma mais atrativa aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é auxiliar ensino-aprendizagem na modelagem software por meio de aprendizagem colaborativa em disciplinas de Engenharia de Software. Desse modo, apresenta-se a RP-UML, uma arquitetura pedagógica que estimula o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo por meio da técnica de Revisão por Pares no decurso do ensino-aprendizagem de modelagem. Assim, utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa-ação, para a condução deste estudo e o desenvolvimento deste artefato. Para tanto, houve uma avaliação diagnóstica do problema de modo a elencar conceitos sobre a dificuldade de aprender UML seguida de um estudo de caso para observar a adoção da Revisão por Pares ao longo da
atividade de modelagem em salas de aulas de graduação em Engenharia de Software. Com isso, tornou-se possível conceber o desenho inicial da arquitetura, instanciando os seus elementos e desenvolver uma ferramenta que pudesse dar suporte à técnica de Revisão por Pares e atuasse como suporte tecnológico da RP-UML. Assim, realizou-se um estudo de caso para observar a atuação da RP-UML durante o ensino-aprendizagem de modelagem de software, verificando os aspectos pedagógicos acerca da atuação da arquitetura e verificando a ferramenta por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação de
Tecnologia (TAM). |
author_additional |
Gadelha, Bruno Freitas |
author_additionalStr |
Gadelha, Bruno Freitas |
format |
Dissertação |
author |
Azevedo, Romualdo Costa de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7734011765389988 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7734011765389988 |
title |
RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
title_short |
RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
title_full |
RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
title_fullStr |
RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
title_full_unstemmed |
RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
title_sort |
rp-uml: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480 |
_version_ |
1831969991842332672 |
score |
11.753896 |